Segunda, 29 Abril 2024

Artilharias montadas

audifax_muribeca_ales Ales
Ales

Município marcado por disputas acirradas e polarizadas, não é de hoje que a Serra registra movimentações para 2024. Mas, do leque de nomes que já circularam no mercado, entraram no jogo mesmo, até agora, o ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido) e o deputado estadual Pablo Muribeca (Patri). São eles que têm dado dor de cabeça a Sérgio Vidigal (PDT), mantendo a gestão municipal sob mira constante. No caso de Audifax, como analisado aqui na coluna algumas vezes, a estratégia tenta mantê-lo vivo perante o eleitorado, considerando que está na planície, além colocar em campo uma possível linha de campanha que vende a Serra como parada no tempo. Já Muribeca se aproveita do mandato na Assembleia Legislativa para se firmar como oposição, levantando temas que impõem desgastes a Vidigal, explorados tanto em plenário quanto nas redes sociais. As ações ultrapassam a área de saúde, seu foco principal, chegando também à educação e, nos últimos dias, à polêmica das multas a motoristas pelo sistema de videomonitoramento da cidade, instalado para impedir a violência, que rendeu um "Movimento Diga Não à Indústria da Multa" e até camisa! No resumo, apontou uma "armadilha para encher o bolso da prefeitura". Foi por aí também que embarcou Audifax nessa quinta-feira (6), para aproveitar o vento favorável e apontar "mais um erro e absurdo" do atual prefeito. Diz Muribeca que sua ofensiva deu certo e o prefeito resolveu adiar a aplicação das multas, mas avisou: "nossa luta não para por aqui". Não deu nem um dia de descanso e já cobrou: "É hora de questionar Sergio Vidigal sobre o Piso Nacional da Enfermagem! Por que ainda não se posicionou e quando anunciará o pagamento?". O jeito é segurar mais essa, prefeito!

Negociações
Audifax, como se sabe, deve ser candidato pelo PP. Há rumores, também, sobre o PL. Muribeca também não deve ficar no Patriota, o partido da vez seria o Republicanos.

Ainda nos ensaios
Outro nome que já apareceu foi da vereadora Elcimara Loureiro, que está de saída do PP para o PT e é ex-secretária de Assistência Social de Audifax. Ela tem mostrado sua trajetória nas redes sociais. Tem ainda o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que fez um barulho danado há um tempo atrás sobre as eleições, mas agora está completamente mergulhado.

Vai, não vai
Do lado de Vidigal, que jura que não será candidato à reeleição, como já dito aqui, prevalece o nome do jornalista e ex-apresentador de TV Philipe Lemos, do seu partido e nomeado este ano secretário municipal de Cultura. Mas há quem aposte que, a depender do cenário, o prefeito não entregará o bastão para um sucessor. Estou incluída nesse bloco.

Marcou posição
Em Cariacica, a professora Célia Tavares (PT), cotada para disputar novamente a prefeitura, usou as redes sociais para criticar a gestão do seu adversário, Euclério Sampaio (União). "Quem pagou R$ 100 mil para o Alemão do Forró cantar na festa da cidade, bem que poderia ajudar o novo congo a se apresentar em Goiás, concordam comigo?".

Marcou posição II
A pergunta se refere a um pedido de ajuda que o Congo Cariacica Afro Dandara teria feito à gestão municipal para participar de um evento no próximo dia 29, segundo Célia, ignorado por Euclério. A crítica, importante lembrar, ocorre em momento de divisões internas no PT do município, como analisado aqui na coluna nessa segunda-feira (3). No resumo, o palanque próprio é essencial, mas tem petista afagando o prefeito a todo instante.

Lucrativo
Agora, se tem um terreno fértil para o Alemão do Forró fechar negócio é o Espírito Santo, hein?! Só nesses dias, foi Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, fora o tanto de contrato anterior que já fechou com prefeituras dessas bandas. Está em todas!

Mais do mesmo
Gilvan da Federal (PL) segue mostrando a que veio na política: aparecer em bate-boca e confusão. O cenário, desta vez, foi o plenário da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (5). Ele não se conteve quando Paulo Guedes (PT-MG), ao rebater seu discurso contra Lula e a reforma tributária, falou a seguinte frase: "Nós não precisamos do senhor se enrolar em uma bandeira para enganar as pessoas. Seja brasileiro, seja homem, rapaz. Isso é covarde".

Mais do mesmo II
Daí se sucedeu uma confusão generalizada, com os dois deputados cara a cara, que precisou da intervenção do presidente da sessão, Gilberto Nascimento (PSD-SP). Ele chegou a tocar a campainha para acalmar os ânimos. Que coisa!

Nas redes
"Votei sim para o aumento do aluguel social, que passa a ser de R$ 650. Mas, como sempre, insistem em desqualificar a minha trajetória de mais de 20 anos na Assistência Social, ao criarem narrativas mentirosas". Elcimara Loureiro, vereadora da Serra.

FALE COM A COLUNA:

Duelo reeditado

Eleições à Prefeitura da Serra e o bate-rebate antecipado entre Audifax Barcelos e Sérgio  Vidigal
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/duelo-reeditado

Calo no sapato

Saúde da gestão de Vidigal, de novo, vira embate na Assembleia, com um ingrediente a mais: mudança na pasta municipal
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/calo-no-sapato-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/