Segunda, 29 Abril 2024

Mão amiga

ales_torino_plenario_ellencampanharo_ales Ellen Campanharo/Ales
Ellen Campanharo/Ales

Sem mandato desde o início deste ano, após um resultado eleitoral pífio, o ex-deputado estadual Torino Marques (PTB) recebeu abrigo na Assembleia Legislativa. O novo cargo é resultado de um arranjo executado pelo presidente da Casa, Marcelo Santos (Podemos), já que Torino não cumpria as exigências para assumir a cadeira de supervisor de Redação Integrada/Jornalismo, por não ter diploma de Comunicação Social e Jornalismo. A ajuda veio em forma de projeto, com alteração específica para este fim, aprovado nessa segunda-feira (12), quase um mês depois de ter saído a primeira nomeação, que acabou empacada devido ao impedimento legal. Para atender a esses interesses pessoais, a nova regra flexibilizou os pré-requisitos, incluindo como documento obrigatório apenas o registro profissional. Solução na mesa, graças à mão amiga, a nova nomeação (ato nº 1598) de Torino saiu nesta quarta-feira (14), permitindo seu retorno à Assembleia. O cargo agora ele já tem, resta saber de suas pretensões eleitorais, depois de sofrer uma queda acentuada de capital político. Torino chegou à Assembleia com 22 mil votos e estava no primeiro mandato, apostando tudo na marca bolsonarista. Resolveu tentar a Câmara dos Deputados e atingiu apenas 6,6 mil. Para tentar se reestabelecer, não pode, portanto, esperar até 2026. Qual o plano para o próximo ano? Veremos em breve!

Grupo
Torino formava, na Assembleia, o bloco de seguidores de Jair Bolsonaro e opositores ao governador Renato Casagrande (PSB). Foram reeleitos Capitão Assumção (PL), com votação alta de 98,6 mil - o segundo mais votado –, e Danilo Bahiense (PL), com 24,9 mil. O núcleo principal do grupo elegeu também o senador Magno Malta (PL) e o deputado federal Gilvan da Federal (PL).

Grupo II
Outro quadro prioritário, a deputada federal Soraya Manato (PTB) não conseguiu se reeleger, assim como Torino ficou muito longe de oferecer ameaça aos concorrentes. O cabeça de chapa ao governo, Carlos Manato (PL), foi derrotado pela segunda vez por Casagrande. O deputado estadual Carlos Von (DC), do mesmo jeito, ficou pelo caminho na busca pela reeleição.

Palanque garantido
Para 2024, até agora, estão no páreo Assumção, novamente para a disputa à Prefeitura de Vitória, com Gilvan também no campo de possibilidades, já que foi o segundo mais votado à Câmara. No mais...

Sem sinais
...Soraya não quer saber de política; Bahiense ainda não aparece como candidato em Vila Velha, o que já almejou no passado; e Von também deve ficar de fora da disputa em Guarapari, afinal, sofre desgaste pelo uso de tornozeleira eletrônica em processo do Supremo Tribunal Federal (STF).

Cenários
E Torino? A previsão é que se descole desse bloco e se alinhe aos movimentos de Marcelo Santos que, por sua vez, é alinhado ao ex-presidente da Assembleia Erick Musso (Republicanos) e ao deputado federal Da Vitória (PP). Mas desceria para disputar a Câmara? Vice-prefeito? Liderar palanque a alguma prefeitura ainda me parece uma equação não tão simples. Sigo de olho no tabuleiro!

Saiu no Estadão...
...tanto o líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), quanto o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, tem sido alvo de críticas por conta de suas atuações nas respectivas funções. No caso de Contarato, petistas se queixam que ele se ausentou durante a votação da MP dos Ministérios, porque veio ao Estado, e não fez orientações em plenário naquele dia.

Saiu no Estadão II...
Para piorar, diz o jornal, o perfil do PT no Senado nas redes sociais foi duramente criticado após fazer uma publicação comemorando a aprovação da medida provisória na comissão mista, o que incluiu alterações que esvaziaram o Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva. Após a gafe, parte da bancada pediu que Contarato gravasse um vídeo explicando a postagem, mas ele se recusou.

Saiu no Estadão III...
Em outra situação, teria chamado a atenção de alguns auxiliares quando o senador foi indagado sobre pautas do governo e respondeu: "vamos mudar de assunto e falar de coisas boas?". Contarato assumiu a liderança em janeiro deste ano, pouco mais de um ano depois de deixar a Rede Sustentabilidade e se filiar ao PT.

Nas redes
"Visitei a sede do PDT para uma conversa política com Weverson, presidente estadual, e Pedro, vice-presidente municipal de Vitória. Ótima conversa. Tudo azul". Luiz Paulo Vellozo Lucas, presidente do PSDB de Vitória, em articulação para as eleições de 2024.

FALE COM A COLUNA:

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/