domingo, setembro 15, 2024
29.4 C
Vitória
domingo, setembro 15, 2024

Leia Também:

Ponta-cabeça

Ales
O apoio do Projeto Político Militar (PPM) do Estado ao prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha, e ao deputado estadual Zé Preto (PP), em Guarapari, coloca o grupo em situação inusitada no cenário eleitoral deste ano, por contrariar a lógica do “bolsonarismo raiz” adotada pelo grupo nos últimos pleitos – 2022 e 2020 – para definir seus palanques. Os dois candidatos, além de não representarem as forças de segurança pública, enfrentam adversários, pelo contrário, com patentes, e ainda do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em Vila Velha, como se sabe, Arnaldinho tem como principal concorrente o Coronel Ramalho, ex-secretário de Estado de Segurança Pública. Em Guarapari, o nome é o delegado Danilo Bahiense, da Polícia Civil, que também costuma aparecer na lista do projeto, e que tem ainda atuação constante voltada para a segurança, o que não se vê na condução do mandato por Zé Preto. Para além dessas questões, há outra nada desprezível: ambos palanques são abraçados pelo governador, Renato Casagrande (PSB), alvo do PL e dos bolsonaristas no Espírito Santo, e também dos próprios militares, com atritos e ruídos acumulados desde o início da atual gestão. Que virada, hein?!Gol de placa
No caso de Arnaldinho, o anúncio cai como uma luva para fazer frente ao esforço de Ramalho de ligá-lo à esquerda, justamente devido à presença no palanque do PSB e Casagrande, e inseri-lo numa área potencial de votos para o PL. O universo do PPM é amplo, e vem demarcando território nos últimos anos.

Plano B
Já o cenário com Zé Preto reserva outra situação que chama atenção. O deputado era do PL e saiu alegando isolamento. Ele era o único da bancada na Assembleia Legislativa alinhado a Casagrande. Bahiense entrou no tabuleiro e tapou o buraco eleitoral.

Reedição
Em Vitória, tudo igual. O deputado estadual Capitão Assumção (PL) continua na prioridade do PPM, como no pleito de 2020 e também à Assembleia Legislativa. Em 2020, no segundo turno, o projeto pulou para o lado de Pazolini, dose que deverá se repetir em outubro próximo.

Reedição II
Em Cariacica, o projeto também vai apoiar novamente, Euclério Sampaio (MDB). O prefeito é outro palanque prioritário de Casagrande, mas representa as forças de segurança – ele é policial civil aposentado – e se declara bolsonarista e de direita. O PL tem candidato: pastor Ivan Bastos.

‘Unidunitê’
Na Serra, as opções neste campo eram amplas, e quem levou foi o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos). Desbancou o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) e nome do PL, vereador Igor Elson.

Liderança
Por falar nisso, as patentes seguem marcando presença nas urnas, movimento que virou um “boom” após a “onda Bolsonaro”. Na região metropolitana, o município da Serra é o campeão. São dois nomes como vice – Cabo Cassotto (PL) e Delegada Gracimeri (MDB) – e mais dez à Câmara (pula para a próxima nota)…

Liderança II
…Capitão Aloir (União), Capitão Renato Garotinho (PP), Sargento Bombeiro Oliveira (Novo), Sargento Fairbank (Novo), Sargento Marilza (MDB), Sargento Mauricio (PL), Sargento Serio (Agir), Sargento Vanieere (MDB), Cabo Marques (Republicanos) e Cabo Rodrigues (MDB).

Mais ‘batismos’
Em Vitória, além de Assumção e Coronel Wagner (Avante), candidato a vice, a disputa à Câmara tem a Capitã Estéfane (Podemos), atual vice- prefeita, o Capitão Aloir Rocha (Solidariedade), o Sargento Harley (Republicanos) e o Sargento Roberto Caetano (PP).

Mais ‘batismos’ II
Na cidade canela-verde, na mesma pegada que o Coronel Ramalho, estão no cenário do legislativo: Sargento Bernardes (PL), Sargento do Carmo (MDB), Sargento Julio (PP), Cabo Albertino (PL) e o PM Chico Siqueira (Agir).

Mais ‘batismos’ III
Em Cariacica, ninguém na majoritária, e na disputa por uma cadeira no legislativo, estão Sargento Nunes (PL), Sargento Sabino (PMB), Cabo Fonseca (Republicanos) e Cabo Pires (PMB).

Só três
Desses nomes, até agora, o PPM anunciou apoio ao Sargento Julio e Sargento Bernardes, em Vila Velha; e Capitão Aloir, na Serra. No interior, a Olmir Castiglioni (PRD), em Colatina, e Sargento Romanha, em Linhares.

Nas redes
“(…) com a força das maiores associações de classe de segurança pública do Estado, essa parceria promete trazer ainda mais avanços para a segurança e o bem-estar da nossa comunidade (…) vamos construir uma Vila Velha mais segura, próspera e justa para todos”. Projeto Político Militar, no anúncio do apoio a Arnaldinho Borgo.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas