Domingo, 28 Abril 2024

Porta fechada

muribeca_saulinho_ales_cms Ales/CMS
Ales/CMS

As prévias das eleições de 2024 na Serra seguem registrando novos e acirrados capítulos. Desta vez, com os personagens Pablo Muribeca (Patri), deputado estadual e ex-vereador, e o presidente da Câmara, Saulinho da Academia (PDT), que é o mesmo que dizer: Sergio Vidigal (PDT)! O enredo da vez, levado ao plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29), em tom de protesto, foi a negativa, por parte da Câmara, de permitir a utilização de seu auditório para audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, nesta quinta-feira (31), como tem sido feito em vários municípios. O pedido para o evento foi feito por Muribeca ao presidente do colegiado, deputado Danilo Bahiense (PL), para debater temas como assaltos, crime organizado, depredação de lixos e moradores em situação de rua. O relato dos dois aponta que foi feito um primeiro pedido, acatado, mas depois, há uma semana, foi informado da "indisponibilidade" do espaço. Muribeca falou em "uso da máquina" e que "pegaram a Câmara como patrimônio" e Bahiense informou que tentou reverter a situação, e nada! O jeito foi arrumar outro lugar, em Porto Canoa. O debate vai ocorrer, mas sem a porta aberta da Câmara, e evidenciando o clima eleitoral da cidade. Muribeca, oposição a Vidigal, é candidato declarado à Prefeitura da Serra, já com apoio de quatro partidos e bandeira da "mudança". Saulinho, outro dia, se filiou ao partido do prefeito e é apontado como uma opção para o palanque de sucessão, caso Vidigal não encare, mesmo, a disputa à reeleição, o que, por ora, ninguém tem colocado muita fé. Imagina no ano que vem, hein?!

Cadê?
Outra frase de Muribeca chamou atenção e despertou curiosidade: "fizeram uma pesquisa há poucos dias, aí o povo fica tudo doido".

Novo abrigo
O deputado ainda está no partido Patriota, mas já incorporou o Republicanos, apontado como seu futuro abrigo. Basta reparar as redes sociais e mobilizações eleitorais, puxadas pelo presidente estadual da legenda e ex-presidente da Assembleia, Erick Musso. Nesse palanque, como lembrei aqui na última coluna, estão ainda o PSD, DC e PMB.

Mais nomes
Danilo Bahiense, ao falar da situação da audiência vetada pela Câmara, citou o vereador Igor Elson (PL), a quem chegou a solicitar intervenção no processo. Só para lembrar, ele também se coloca como candidato a prefeito, embora o partido ainda converse com o ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido) que, por sua vez, está atraído a entrar no PP.


O problema é que Audifax precisaria contar, mesmo assim, com a aliança com o PL, para dar fôlego ao palanque, considerando que as outras forças de seu atual campo político estão com Muribeca. E o PL, repetidas vezes, diz que a prioridade absoluta é ser cabeça de chapa ou, no mínimo, quando não tiver jeito, "pescoço" (vice). Veremos!

Olha, olha
Vivi para ver o deputado estadual Capitão Assumção (PL) usando a mesma frase que o secretário de Estado de Segurança, Alexandre Ramalho, seu alvo, ao tentar justificar a operação e realizada na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, que deixou civis na linha de tiro com criminosos. "É muito fácil aquela pessoa que está no ar-condicionado, na sua tranquilidade, falar da operação sem estar presente".

Olha, olha II
Ramalho reagiu às críticas, que pipocaram em vários setores – um carro de civil foi feito até de escudo -, em entrevista à TV Gazeta na manhã desta terça, dizendo que "uma análise atrás de uma mesa, dentro do ar-condicionado, é uma situação muito mais tranquila do que se deparar naquele momento e, em fração de segundos, saber o que deve ser feito".

Nojo?
"Que nojo! Que nojo!". Essa foi a expressão utilizada pelo deputado Denninho Silva (União) no plenário da Assembleia para criticar as deputadas Iriny Lopes (PT) e Camila Valadão (Psol), por também terem questionado o tiroteio em meio a civis, o que ele tratou com defesa da "marginalidade e do crime organizado". Ele não citou nomes, mas nem precisava.

Questões
Nas redes sociais, Camila se posicionou assim: "Assustadoras as imagens da perseguição seguida de tiroteio na Avenida Leitão da Silva, em Vitória, nesta segunda-feira. No meio do fogo cruzado dezenas de pessoas, dentro dos carros, na rua e no comércio". Já Iriny...

Questões II
..."(...) a perseguição a um carro, no início da tarde, em uma avenida cheia de comércios, unidades de saúde e gente trafegando demonstra o despreparo de guardas municipais que, na pretensão de ser polícia, provocam o caos, causando a morte de um dos ocupantes e ferimentos em outro e, pior, colocando em risco a vida de motoristas, pedestres e pacientes. Uma ação desse tipo é inaceitável. A vida de moradores de Vitória não pode ser alvo de uma operação mal planejada e com execução amadora e temerária (...).

Nas redes
"Boa notícia. Recebemos a informação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de que o ES foi incluído como Centro de Treinamento para as seleções na candidatura brasileira à Copa do Mundo Feminina de 2027, a exemplo de 2014, quando recebemos as seleções de Austrália e Camarões". Renato Casagrande, governador pelo PSB.

FALE COM A COLUNA:

Peças em movimento

Recortes da Serra: Elcimara reafirma intenção de disputar prefeitura e Vandinho convoca para convenção
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/pecas-em-movimento-1-1

Artilharias montadas

No cenário da Serra, já entraram no jogo de 2024, mesmo, o ex-prefeito Audifax e o deputado Pablo Muribeca
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/artilharias-montadas

Duelo reeditado

Eleições à Prefeitura da Serra e o bate-rebate antecipado entre Audifax Barcelos e Sérgio  Vidigal
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/duelo-reeditado

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/