Domingo, 28 Abril 2024

Peças em movimento

elcimara_vandinho_redes_ales Redes Sociais/Ales
Redes Sociais/Ales

Com a presença das principais lideranças do PT no Estado, a vereadora da Serra Elcimara Loureiro, que chega ao partido após deixar o PP, reafirmou em evento na última sexta-feira (18), o interesse em liderar um "novo e moderno projeto de gestão", leia-se encabeçar a disputa à Prefeitura da Serra. Ela também se comprometeu na construção de uma chapa de vereadores "competitiva, quantitativa, qualitativa e representativa". Elcimara participou do "Diálogos pelo Espírito Santo", iniciativa puxada pelos petistas para elaborar os planos e estratégias para o próximo ano, impulsionados pela marca Lula e o comando de uma gestão federal. No campo partidário oposto, do PSDB, o presidente estadual da legenda, deputado Vandinho Leite, convoca para convenção na cidade nesta quinta-feira (24). "Uma oportunidade para mostrar unidade e determinação rumo a 2024", exalta o tucano, sinalizando aliança: "Trabalhando juntos, estaremos mostrando força para criar um futuro mais brilhante para nosso amado município de Serra". Vandinho, como já analisado aqui na coluna, iniciou as movimentações das eleições com antecedência, o que jogou luz no seu próprio nome, como um repeteco da disputa de 2020. Depois, porém, ganharam destaque conversas com Audifax Barcelos (sem partido), que tenta se viabilizar. O deputado chegou a convidar, em março, o ex-prefeito para se filiar ao ninho tucano para derrubar o prefeito Sérgio Vidigal (PDT), mas as articulações atuais indicam tendência de o palanque ser erguido pelo PP. De um lado ou do outro, como serão fechadas essas amarrações é o que o mercado político não vê a hora de saber!

Fileira
No caso de Elcimara, vale recordar, ela não é a única do PT a se colocar no leque de candidaturas. São citados ainda o ex-deputado estadual Roberto Carlos e o jornalista Ronaldo Cassundé. Mas, como detentora de mandato e atraída para o partido, a aposta mais alta fica com ela.

Fileira II
Já no bloco de Vidigal, se ele não encarar a disputa à reeleição, o que ainda não convenceu ninguém, os nomes são do secretário de Cultura, Philipe Lemos, e do vereador Saulinho da Academia, ambos do PDT.

Composição
Na extrema-direita, já se formou um bloco amplo na Serra, em torno do palanque do deputado estadual Pablo Muribeca (Patri), que deve se filiar ao Republicanos. Estão juntos nessa o Partido Social Democrático (PSD), o Partido da Mulher Brasileira (PMB) e o Democracia Cristã (DC). Muribeca há meses está em campo, exercendo o papel de opositor ferrenho de Vidigal.

Mais um ex
Do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) para o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania). O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), que se declara candidato em Vitória no próximo ano, segue com suas articulações no bloco que integra a base de Renato Casagrande e a federação partidária PSDB-Cidadania.

Mais um ex II
O encontro com Luciano foi nessa segunda-feira (21), poucos dias depois de dialogar com Luiz Paulo. "Momento importante para discutir a cidade de Vitória, e os nossos projetos para o futuro", publicou Hoffmann. Luciano também é cotado para a disputa, assim como Luiz Paulo, mas as movimentações seguem mais intensas, por enquanto, do lado do PSDB.

Cenário
O aniversário de Colatina, município do noroeste do Estado, foi tema de discursos dos deputados estaduais na curtíssima sessão desta terça-feira (22). E como não poderia deixar de ser, logo debandou para as eleições de 2024...

Cenário II
José Esmeraldo (PDT) já declarou eleito o ex-deputado Renzo Vasconcelos (PSD) e foi seguido por Mazinho dos Anjos (PSDB). Alcântaro (Republicanos) entrou no embalo para exaltar Guerino Balestrassi (Podemos), candidato à reeleição, e Lucas Polese (PL), que é de lá e participou do recente lançamento do nome de Luciano Merlo (PL), focou só na cidade, mesmo.

Cenário III
Outro que teve candidatura lançada, também por Mazinho, foi o deputado em primeiro mandato Lucas Scaramussa (Podemos), que é de Linhares, norte do Estado, e já tentou a prefeitura, sem êxito.

Nas redes
"(...) Nossa presença na Serra e nos outros municípios, onde estamos realizando as plenárias, é pra fortalecer as nossas bases e ficarmos ainda mais unidos e preparados para seguirmos com nosso projeto de construção de uma sociedade com mais justiça social e oportunidades para todo seu povo!". João Coser, deputado estadual pelo PT, no encontro que reuniu ainda o senador Fabiano Contarato, o deputado federal Helder Salomão e a deputada estadual Iriny Lopes.

FALE COM A COLUNA:

Artilharias montadas

No cenário da Serra, já entraram no jogo de 2024, mesmo, o ex-prefeito Audifax e o deputado Pablo Muribeca
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/artilharias-montadas

Mesmo campo

Luiz Paulo e Tyago Hoffmann sintonizados para a eleição de 2024 em Vitória. Quem chega lá?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/mesmo-campo

Preparando o terreno

Renzo Vasconcelos pisa no acelerador das movimentações eleitorais em Colatina
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/preparando-o-terreno-1-1

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/