Sábado, 27 Abril 2024

Mesmo campo

luizpaulo_tyagohoffmann_redessociais Redes Sociais
Redes Sociais

O deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB), que já se declara candidato a prefeito em Vitória, entrou, definitivamente, em campo! Relatei aqui, na coluna passada, encontro dele com o presidente estadual do PP, Da Vitória. Pois bem, nesta terça-feira (15), foi a vez de Luiz Paulo Vellozo Lucas, que está à frente do diretório do PSDB na Capital. Hoffmann publicou foto com a legenda: "Dia de almoçar com o grande líder e ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Velozo Lucas. Uma oportunidade de colocar o papo em dia e alinhar nossas ideias". Já Luiz Paulo devolveu: "No cardápio, política capixaba. Grande afinidade de ideias". Na Federação PSDB-Cidadania, o próprio Luiz Paulo é o principal cotado para disputar o cargo, mas tem outros nomes, inclusive do também ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania), que há um tempo se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB). As conversas, que podem acabar em composições logo na largada da eleição de 2024 ou somente no segundo turno, consideram o momento propício para construir uma terceira via, fora do tabuleiro registrado em 2020, que ficou acirrado entre o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT). Por enquanto, tem gente sobrando na mesma órbita de Casagrande, atrás de capilaridade. Lá na frente, tudo indica, virá o funil eleitoral. Quem vai liderar essa corrida?

Teste
Deputado em primeiro mandato e com votação inexpressiva em Vitória em 2022 – ao contrário do total no Estado -, Hoffmann também coloca gás nas redes sociais para interação com o eleitorado. Ele já lançou um "Tyago responde" e apontou o que tem mais vontade de transformar na Capital: "desenvolvimento de tecnologia, com atração de empresas da indústria 4.0, limpa".

Movimentos
O avanço do deputado na meta de 2024 acontece no mesmo momento em que o PSB se descola do PT, com o partido e suas lideranças defendendo a candidatura própria à prefeitura, incluindo Casagrande. O lançamento oficial deve ocorrer em breve. Mas, obviamente, tudo dependerá da formação do tabuleiro final e, principalmente, se Hoffmann chegará ao início do próximo ano em condição de disputa.

Marca
Caso isso ocorra, ele se consolidaria como uma "novidade" no pleito, ao contrário de Pazolini, Coser e Capitão Assumção (PL), já considerados certos na disputa.

Marca II
Na Federação, além de dois ex-prefeitos, Luiz Paulo e Luciano Rezende, tem Mazinho dos Anjos (PSD) e Sergio Majeski (PSDB), além de Fabrício Gandini, ainda no Cidadania mas em processo de saída para se filiar ao PSD, como apostam as rodas políticas. Todos eles já mais conhecidos e testados perante o eleitorado.

Dois 'coelhos'
A decisão da Corregedoria da Câmara de Vitória no processo de cassação do vereador Vinícius Simões (Cidadania), ao arquivar representação movida por Thor do Império ou Thor, o Pagodeiro do Amor, já mata outro "coelho" na Casa: o caso de Luiz Emanuel (Republicanos), que tem o mesmo autor.

Segue...
O processo de Vinícius causou mais burburinho, porque envolveu o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). A condenação judicial que embasou a representação foi movida pelo próprio prefeito e ele fez questão de cobrar publicamente providências da Câmara. Já Zouain, em processo mais recente, é acusado de "atos antidemocráticos", por críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Caminho
Como tratei aqui semana passada, com esses dois casos, a Corregedoria já recebeu quatro pedidos de cassação, em poucos meses. Chico Hosken (Podemos) se livrou, Vinícius agora também, e Luiz Emanuel está próximo da mesma decisão. Só vai restar o processo de Armandinho Fontoura (Podemos), que está preso desde dezembro de 2022.

Liberou geral
O deputado estadual Capitão Assumção (PL) tem feito do plenário da Assembleia um meio de propaganda da Igreja Maratana. Vídeos e mais vídeos, longos, sobre ações da igreja, palestras...não tem muito tempo, também pediu doação e divulgou o PIX do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Cada uma...

Nas redes
"(...) Estive no Ministério da Educação, junto com o deputado Helder Salomão [PT], para tratar sobre a implantação do curso de Medicina na Ufes de São Mateus. Esse será o primeiro curso de Medicina com vagas públicas no Norte do Espírito Santo e o Sul da Bahia. Estamos confiantes que vamos ter mais essa conquista para o nosso Estado!". Fabiano Contarato, senador pelo PT.

FALE COM A COLUNA:
...

Cada um na sua? - Século Diário

Não temos o compromisso de estarmos juntos, defende Casagrande sobre aliança PSB-PT nas eleições de 2024

Acertos e composições

Já com uma baixa, quem será, afinal, o candidato da Federação PSDB-Cidadania em Vitória?
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/acertos-e-composicoes

Caminhos de 2024

Em meio a nova rodada de ensaios do PSB na disputa à prefeitura da Capital, lideranças do PT sentam-se à mesa...
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/caminhos-de-2024

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/