Domingo, 28 Abril 2024

Acertos e composições

gandini_lissa_de_paula_ales Lissa de Paula/Ales
Lissa de Paula/Ales

Ainda era março deste ano, quando a Federação PSDB-Cidadania resolveu abrir as movimentações políticas de 2024 e demarcar território. Na ocasião, anunciou a estratégia de apresentar candidaturas próprias na Grande Vitória e participar de palanques de oposição ao PT. Na Capital, a lista de possíveis candidatos começou extensa: os ex-prefeitos Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) e Luciano Rezende (Cidadania), os deputados estaduais Mazinho dos Anjos (PSDB) e Fabrício Gandini (Cidadania), e o ex-deputado Sergio Majeski (PSDB). De lá para cá, o que mudou? Gandini, sem fazer alarde, está com os dois pés para fora do Cidadania, tudo indica para o PSD. Dizem que erguerá sua candidatura pelo novo partido. É, por ora, a única baixa do bloco. Já Luiz Paulo assumiu o comando do ninho tucano e tem se movimentando bastante internamente. Ele próprio se diz disposto a concorrer, o que não conseguiu em 2020, quando foi vetado pelo diretório municipal. Luciano Rezende (Cidadania) publica com cada vez mais frequência, nas redes sociais, cursos que ministra pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Recentemente, se reuniu com o governador Renato Casagrande (PSB) e reafirmou a aliança. É um nome apontado pelo mercado como peça do tabuleiro de 2026. Até lá, é muito tempo na planície, portanto teria, de fato, que começar a se mexer. Mazinho, assim como lá no início, se declara candidato, mas não o vejo ainda na ponta desse processo. O mesmo ocorre, por enquanto, em relação ao ex-deputado Sergio Majeski (PSDB), que sempre quis disputar em Vitória e tem votos, como mostraram os pleitos passados. O PSB, que tenta se descolar do PT, faria uma composição por essas bandas? O que está em debate, nos bastidores, é uma candidatura que consiga passar por fora da guerra prevista entre o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e o deputado estadual João Coser (PT), que se enfrentaram no pleito municipal passado e são jogadores certos do próximo ano. De olho no que vem por aí...

Novos planos
O processo de Gandini de saída do Cidadania está em curso e tem aval do partido, sem a perda do mandato. No PSD, ele passaria a integrar os planos do ex-deputado Renzo Vasconcelos, que virou presidente da legenda e já se declara candidato à Prefeitura de Colatina, onde tem reduto eleitoral.

Repeteco
Gandini, como se sabe, também disputou em Vitória em 2020, mas não avançou para o segundo turno. Ele era o candidato à sucessão de Luciano Rezende.

Topo da lista
Nas articulações da Federação PSDB-Cidadania, vale lembrar que outro ator principal é o vice-governador e supersecretário de Casagrande, Ricardo Ferraço (PSDB), um dos principais nomes para tentar o posto de governador nas eleições de 2026.

Ensaio
O PSB, do governador, como analisado aqui na coluna passada, voltou a colocar gás em um possível palanque próprio à Prefeitura de Vitória. A missão seria protagonizada pelo deputado estadual em primeiro mandato e aliado fiel de Casagrande, Tyago Hoffmann. Ele tem reduto em Guarapari. Mas, volto a dizer: sei não, hein?!

Dose homeopáticas
Enquanto o PT não avança nas definições sobre o campo adversário ao prefeito Euclério Sampaio (União) em Cariacica, o deputado federal e ex-prefeito Helder Salomão segue com sua prestação de contas do período em que comandou a cidade. O assunto da semana é Educação, pasta que foi dirigida por Célia Tavares, a concorrente de Euclério no segundo turno em 2020.

Dose homeopáticas II
Na lista de Helder, ele destaca pontos como a ampliação e reforma de escolas, aumento em quase o dobro da oferta de vagas, e "merenda farta". O deputado, que foi campeão de votos à Câmara em 2022, é o principal cabo eleitoral de Célia.

Coração de mãe
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), abrigou mais um deputado derrotado em 2022: Dr. Hércules (Patri), como subdiretor da Casa dos Municípios. Já estão devidamente acomodados Majeski e Torino Marques (PTB), fora outros nomes conhecidos do mercado político que também disputaram e não levaram.

Nomes?
O Psol realiza plenárias municipais para projetar candidaturas a vereador no próximo ano. Nesta semana, foi na Serra. As articulações têm sido puxadas pela deputada estadual Camila Valadão, cotada para disputar a Prefeitura de Vitória, após uma votação expressiva à Assembleia.

Nas redes
"A saúde de Vitória está uma decepção!! De ordem de serviço a população está cheia, o que tá faltando mesmo é serviço de verdade. Estamos cansados de papel assinado e a saúde sempre no modo 'espera que vem (...)". Karla Coser, vereadora de Vitória pelo PT.

FALE COM A COLUNA:

Caminhos de 2024

Em meio a nova rodada de ensaios do PSB na disputa à prefeitura da Capital, lideranças do PT sentam-se à mesa...
https://www.seculodiario.com.br/socioeconomicas/caminhos-de-2024

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/