domingo, setembro 15, 2024
29.4 C
Vitória
domingo, setembro 15, 2024

Leia Também:

Vitrine ampla

Reprodução
Focado nas eleições municipais deste ano, já de olho em 2026, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), intensifica a estratégia para incensar seus candidatos e alcançar áreas privilegiadas de votos. Ele realiza, neste sábado (31), às 9h, no Gordinho Sambão, em Vitória, o evento “Dialoga Região Metropolitana”, uma extensão do “Dialoga ES”, que criou para rodar o Espírito Santo nos últimos meses e iniciar o processo de demarcação do seu território político. Os quatro prefeitos apoiados por Marcelo, que tentam a reeleição, estarão presentes: Lorenzo Pazolini (Republicanos), de Vitória; Arnaldinho Borgo (Podemos), de Vila Velha; Euclério Sampaio (MDB), em Cariacica; e Wanderson Bueno (Podemos), de Viana. Completa o bloco o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), que disputa na Serra. Marcelo tem dito que marcará posição e participará efetivamente das eleições nos 78 municípios capixabas, já que teve votos em todos eles. Na verdade, na verdade, mesmo, se movimenta para o próximo projeto eleitoral. De início, o presidente da Assembleia jurava que a meta seria uma cadeira na Câmara Federal, mas depois passou a sinalizar voos mais altos, leia-se o Palácio Anchieta, como analisado por aqui em outras ocasiões. Resta saber o que o pleito de outubro reservará para a empreitada de Marcelo Santos, e quem avançará com ele, de fato, até 2026. A sucessão do governador Renato Casagrande (PSB), sabe como é, começou tem tempo!Largada
Dos prefeitos “abraçados” por Marcelo nos maiores colégios eleitorais do Estado, todos aparecem em vantagem com folga dos adversários nas pesquisas. No caso de Muribeca, já teve de tudo um pouco na conhecida “guerra dos números”: liderança de Audifax Barcelos (PP), empate técnico, e por aí vai…

Largada II
Na Capital, segunda principal vitrine política capixaba, o levantamento mais recente, da Paraná Pesquisas, divulgado nessa segunda-feira (26), pela primeira vez indicou até possibilidade de a fatura ser liquidada no primeiro turno. Mas vale o registro: na espontânea, sem informar os nomes dos candidatos, portanto um termômetro considerável, o índice de indecisos é bem alto: 54,3%.

Cara a cara
A propósito, uma das categorias em conflito com a gestão de Pazolini, devido à retirada de direitos, os aposentados realizaram sabatina com João Coser (PT) nesta terça (27), por meio da associação que os representa, a Assim. O próprio prefeito já deveria ter passado por lá, mas ignorou o convite – o único, aliás!

Cara a cara II
Nesta quarta (28), será a vez de Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB); na quinta, Capitão Assumção (PL); e na sexta, Camila Valadão (Psol) – Du Kawasaki (Avante), o sexto candidato na Capital, não está na lista. O tema central passa pela reforma de Previdência de Pazolini, pesadelo dos aposentados e alvo de sucessivos protestos.

‘Time Audifax’
De volta a Audifax…o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), prestigia, nesta quinta-feira, às 19h, evento da campanha do ex-prefeito, filiado este ano à legenda. Será no Parque Residencial Laranjeiras, com anúncio ainda da presença do “time Audifax”: Da Vitória, e Evair de Melo, do PP; e a vice, Nilza Cordeiro, e Vandinho Leite, do PSDB.

Distâncias
O cenário de Cariacica também foi testado recentemente. O Ipec confirmou as previsões do mercado em levantamento divulgado em A Gazeta. Euclério marca 65% na estimulada, muito à frente de Célia Tavares (PT), com 18%, e Ivan Bastos (PL), com 4%. Na espontânea, ficou 42% x 9% de Célia. O número de indecisos, nas duas menções, é baixo.

Reboque ‘quebrado’?
Em São Mateus, norte do Estado, a pesquisa da Futura, divulgada pela Folha Vitória, indica que a situação do prefeito, Daniel da Açaí (PDT), não é das melhores. O candidato apoiado por ele, seu ex-secretário Henrique Follador, do mesmo partido, aparece mal na foto. Veremos se ainda “engata”.

Reboque ‘quebrado’ II?
Em todos os cenários, Follador fica muito atrás – no mínimo quinta colocação – do primeiro colocado, Carlinhos Lyrio (Republicanos), e do segundo, Marcus da Cozivip (Podemos). A pesquisa, porém, tem pendências: foi realizada antes do registro de candidaturas e, portanto, inclui nomes que estão fora do jogo – os dois citados que lideram seguem no páreo.

Nas redes
“Subimos de 8% para 18%! Com apenas uma semana de campanha! A primeira pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 12 de agosto, e a última ocorreu entre os dias 23 e 25 de agosto. Cariacica quer ter voz e voltar a crescer na educação, saúde, moradia, incentivo ao esporte, cultura e lazer”. Célia Tavares e sua análise dos números.

FALE COM A COLUNA: [email protected]

Mais Lidas