Sexta, 29 Março 2024

Conselho Federal de Educação Física aprova criação de regional do Estado

Foto-de-Sara-de-Oliveira-23-1 Divulgação

O Conselho Federal de Educação Física (Confef) aprovou, nesta sexta-feira (1), a instalação do Conselho Regional do Espírito Santo (CREF22/ES). A criação da sede capixaba, que era reivindicada por profissionais, foi aprovada por unanimidade. "Foi um grande passo para todos os profissionais do Estado e toda a sociedade. Agora teremos o nosso conselho", comemora Eliane Gonçalves, presidente do movimento "CrefES Já", que luta pela instalação do CREF22 desde 2020.

Com a aprovação, a expectativa agora é pelo processo de composição dos primeiros conselheiros. "O movimento "CrefES Já"" acredita que os profissionais e a sociedade serão ouvidos e o Conselho Federal nomeará os integrantes do movimento. Estes que realmente representam a categoria", afirma.

Nessa quinta-feira (30), a criação do CREF22 também havia sido aprovada no Colégio de Presidentes do Conselho Federal. O órgão é constituído por todos os presidentes de CREFs e pelo presidente do Confef. "Foram 23 anos de espera com muita luta, porém, através de uma busca constante, incansável e com muito amor pela Educação Física, pelos profissionais do Estado e por toda a sociedade do Estado, conseguimos o tão sonhado Conselho Regional de Educação Física do e no Espírito Santo", diz uma nota do CrefES Já publicada nas redes sociais.

Desde que os conselhos regionais foram instituídos, o Espírito Santo é submetido ao Conselho Regional da Primeira Região (Cref 1), que abrange o Rio de Janeiro e o território capixaba. Na época, a junção foi feita porque o Estado contava com menos de dois mil profissionais.

Com uma realidade atual de 13,1 mil, o movimento "CrefES Já" passou a reivindicar a criação de um conselho próprio, com mobilizações dentro e fora do Estado. Em 2021, a solicitação foi formalizada no Conselho Federal. Ao longo desse processo, os profissionais conseguiram mobilizar diversos setores da sociedade civil a favor da pauta, como entidades, associações e parlamentares.

Em entrevista a este Século Diário nessa quarta-feira (29), Eliane enfatizou que a instalação da sede capixaba é um passo importante na fiscalização do exercício da profissão. "Dentre as principais atribuições e funções de um conselho profissional, estão as de registrar, fiscalizar e disciplinar as respectivas profissões regulamentadas. O nosso posto avançado conta com apenas dois fiscais para todos os 78 municípios, sendo assim, ficaria impossível manter a proteção da sociedade contra os falsos profissionais. Muitas cidades não recebem fiscalização há muito tempo. Como assegurar a qualidade dos serviços prestados?", questionou na ocasião,

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/