Domingo, 19 Mai 2024

Eleições do Sindiupes: contagem dos votos será decidida em audiência de conciliação

 

Os entraves na apuração das eleições para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) serão decididos por meio de uma audiência de conciliação, nesta quarta-feira (12). Foi isso que decidiu a 1ª Vara do Trabalho de Vitória, após a Chapa 1 do pleito – “Um novo tempo pra avançar na luta” – ter entrado com uma ação cautelar na última quinta-feira (6). Se não houver consenso entre as partes na audiência, o resultado pode ser protelado, ficando a decisão para a Justiça. 
 
No documento, o grupo pede a contagem dos votos de 9 urnas que foram impugnadas, de outros mil votos feitos em separado e a destituição da Comissão Eleitoral para a formação de uma nova, composta paritariamente entre as duas chapas e um mediador da Justiça. Para a audiência, foi convocada, além da própria Chapa 1 e da Comissão Eleitoral, a atual direção do sindicato, cuja maioria é composta de apoiadores e membros da Chapa 2 – “Ousar, lutar, vencer” –, que é apoiada também pela seção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
 
O advogado que representa a Chapa 1 afirma que a ação visa manter a forma como todas as urnas vinham sendo apuradas. Segundo ele, a Comissão Eleitoral, durante todo o processo de apuração, utilizou métodos de sanar as irregularidades de urnas para continuar a contagem dos votos, mas modificou isso ao tomar a decisão de impugnar mais de 600 votos de cinco urnas, sendo duas de Vitória, duas de Vila Velha e uma de Itaguaçu. 
 
“Só não queremos que o direito e a vontade de mais de 600 professores sejam retiradas dessa forma, sem motivo algum”, afirma ele. A audiência tem como principal finalidade pôr fim aos entraves sobre a apuração para que o processo continue, mas, segundo o advogado, a depender da forma como as discussões acontecerem, a Justiça pode tomar uma decisão acerca do pedido, como destituir a Comissão Eleitoral e formar uma nova.
 
As urnas da eleição, na última sexta-feira (7), tiveram que sair do Clube Ítalo-Brasileiro, na Ilha do Boi, pois o contrato de aluguel do local havia terminado. De lá, rumaram fechadas – como se encontram até agora – para a Associação dos Sub-Tenentes e Sargentos da Polícia Militar e dos Bombeiros do Espírito Santo (ASSES).
 
As eleições deste ano do Sindiupes, que é o maior sindicato do Estado com mais de 24 mil filiados, já entraram para a história só pelos problemas em sua apuração, que, marcada por muita troca de farpas entre as duas chapas concorrentes, começou no dia 30 e ainda segue sem previsão de término. O processo, que ficou paralisado por várias horas em praticamente todos os dias, trouxe muitas tensões entre as duas chapas e questionamentos sobre a própria legitimidade do processo e principalmente da Comissão Eleitoral, que, mesmo tendo se constituído inicialmente de 5 membros, chegou a funcionar com apenas uma pessoa.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/