Terça, 21 Mai 2024

Manifestantes aguardam parecer do MP sobre pedido de libertação de últimos presos durante protesto

Manifestantes aguardam parecer do MP sobre pedido de libertação de últimos presos durante protesto
Integrantes do movimento “Não é por 20 centavos, é por direitos” entraram no terceiro dia de vigília pacífica em frente à sede do Ministério Público Estadual (MPE), na Enseada do Suá, em Vitória. Desde a última quarta-feira (24), os manifestantes se revezam no local para cobrar a libertação de três manifestantes (dois homens e uma mulher), que continuam presos desde o protesto da última semana. A previsão é de que o órgão ministerial emita parecer sobre o caso nesta sexta-feira (26).



No primeiro dia de vigília, uma comissão formada por três manifestantes se reuniu com o subprocurador-geral de Justiça, Josemar Moreira, que explicou os detalhes sobre o processo judicial contra os presos. Segundo o relato do grupo nas redes sociais, eles foram informados que o prazo para a apresentação do parecer do MPE sobre as prisões. Apesar das explicações, o grupo decidiu manter a vigília durante o horário de expediente no local – do meio-dia às 18 horas.



Nessa quinta-feira (25), o procurador-geral do órgão, Eder Pontes, explicou em entrevista a Rádio CBN-Vitória que os membros da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória devem elaborar o parecer. No documento, eles vão se manifestar em relação ao pedido de relaxamento de prisão dos três últimos presos – dentro do grupo de 35 pessoas que foram presas pela Polícia Militar logo após o protesto.
 
Em panfleto divulgado pelo movimento, eles pedem liberdade aos “presos políticos” do governo, a desmilitarização da PM e a manutenção da luta contra a criminalização dos movimentos sociais. Desde o início da mobilização, o grupo mantém a intenção de realizar um ato “pacífico e lúdico”, sem a interdição de vias ou atos na praça do pedágio da Terceira Ponte, que fica ao lado da sede do MPE. Os organizadores pediram aos demais integrantes do movimento que não façam qualquer tipo de manifestação que não seja lúdica ou sonora, já que o principal objetivo é a libertação dos presos.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/