Sexta, 19 Abril 2024

Prefeitura de Colatina desfaz abrigo e população de rua fica desassistida

giomeneguelli_c__maradecolatina Câmara de Colatina

Mesmo com 104 casos de Covid-19 confirmados e dois óbitos, em Colatina, noroeste do Estado, a prevenção ao coronavírus entre a população em situação de rua tem sido negligenciada. Segundo voluntários da Organização Não Governamental (ONG) Amor em Ação, a gestão do prefeito Sérgio Meneguelli (sem partido) retirou as pessoas em situação de rua do ginásio de esportes da cidade, que estava servindo de abrigo, deixando-a desassistidas.

Um dos voluntários da ONG, Glauco Costa de Castro, afirma que no município há o Centro Pop Rua, no bairro Acampamento, que serve de abrigo; e o Centro Pop, na sede. Neste último eram feitas triagens para encaminhamento ao Centro Pop Rua, além de servir café da manhã, almoço e café da tarde. Porém, relata Glauco, em meio à pandemia, esse espaço parou de funcionar e as pessoas que se serviam das refeições passaram a ter acesso a elas no ginásio da cidade, onde também foram abrigadas.

Nesse ginásio, explica, havia local para dormir, espaçamento, refeições, local de higiene pessoal, entre outras ações necessárias para não disseminação da Covid-19 entre as pessoas. Entretanto, o contrato com a empresa que prestava o serviço chegou ao fim, fazendo com que a população em situação de rua tivesse que sair do local. "Não tem justificativa para isso, pois não falta verba para a assistência social", diz Glauco. 

Glauco destaca que a prefeitura desassistiu essas pessoas justamente no momento em que há aumento de casos de contágio por Covid-19 em Colatina. Outros voluntários, que não quiseram se identificar, afirmam que estão tentando entrar em contato com o prefeito e a secretária de Assistência Social, Fernanda Mota Gonçallo, para discutir sobre a situação, mas não estão conseguindo diálogo. 

A ONG Amor em Ação atua na assistência à população em situação de rua por meio de atividades como escuta acolhedora e realização de campanhas para arrecadação de agasalho, alimentos e outras necessidades desse grupo.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários: 3

Dauri Correia da Silva em Domingo, 17 Mai 2020 18:00

Cadê o prefeito campeão em solidariedade.
Foi para Iconha fazer fotografia para palanque eletrônico?
Abandona os seus em plena pandemia.

Cadê o prefeito campeão em solidariedade. Foi para Iconha fazer fotografia para palanque eletrônico? Abandona os seus em plena pandemia.
Robson Scaramussa em Domingo, 17 Mai 2020 19:31

Essa notícia nao é totalmente verdadeira, a população em situação de rua de Colatina não está desassistida. Há no município o centro pop que continua seus atendimentos com equipe técnica e abordagem social, servindo também de local de referência para higienização, somente foi suspenso o estadia do usuário em ficar o dia todo no espaço do Centro pop, evitando assim, aglomeração. Funciona também no município o abrigo para população de rua que, não suspendeu seus atendimentos, apenas tomou precauções no tocante dos acolhimentos para evitar contágio, assim, os acolhomimentoas acontecem para àqueles que querem, após passar por avaliação médica.
Ocorreu uma ação abrir o ginásio de esporte para a população em situação de rua, porém o objetivo de garantir o isolamento social não surtiu o efeito, pois os usuários não aderiram o isolamento social.

Essa notícia nao é totalmente verdadeira, a população em situação de rua de Colatina não está desassistida. Há no município o centro pop que continua seus atendimentos com equipe técnica e abordagem social, servindo também de local de referência para higienização, somente foi suspenso o estadia do usuário em ficar o dia todo no espaço do Centro pop, evitando assim, aglomeração. Funciona também no município o abrigo para população de rua que, não suspendeu seus atendimentos, apenas tomou precauções no tocante dos acolhimentos para evitar contágio, assim, os acolhomimentoas acontecem para àqueles que querem, após passar por avaliação médica. Ocorreu uma ação abrir o ginásio de esporte para a população em situação de rua, porém o objetivo de garantir o isolamento social não surtiu o efeito, pois os usuários não aderiram o isolamento social.
Ademir Augusto Giorni em Segunda, 01 Fevereiro 2021 12:02

Esse Cidadão fazedor de firula só tem sucesso porque no Brasil não term povo, tem público e assim vai sempre de ré, kkkkk, o que se poderia criar em Colatina e a Banda do Zé Mané kkkkk.

Esse Cidadão fazedor de firula só tem sucesso porque no Brasil não term povo, tem público e assim vai sempre de ré, kkkkk, o que se poderia criar em Colatina e a Banda do Zé Mané kkkkk.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/