Sexta, 03 Mai 2024

Prisão de ex-prefeitos envolvidos na Derrama foi o assunto mais comentados da semana

A Operação Derrama, que revelou um esquema de fraudes tributárias em oito prefeituras capixabas, foi o grande assunto da semana. Nesse sábado (19), com as prisões de mais três pessoas, a contagem de  ex-prefeitos presos chegou a 10 e os efeitos podem se refletir nas eleições de Guarapari, que tem o ex-prefeito Edson Magalhães (sem partido) dentre os detidos e, até então apoiador do candidato Orly Gomes (DEM).

 
A prisão de alguns ex-prefeitos gerou comentários de alívio em alguns leitores, como Gilcinea Ferreira Soares, que disse haver pessoas que dizem que em Aracruz (norte do Estado) há uma onda “denuncista”. Ela lembrou que o crescimento econômico do município foi muito mais veloz do que o social, já que existem bolsões de pobreza e grandes empreendimentos instalados nos mesmos locais. 
 
 
Já Janaína Gava estranhou o fato de a ex-prefeita de Itapemirim (sul do Estado), Norma Ayub (DEM) não estar entre os detidos [a prisão dela foi decretada nesta sexta-feira (18) e ela se apresentou à polícia nesse sábado]. 
 
 
Século Diário também mostrou os reflexos que a Operação Derrama poderiam ter sobre a reeleição do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) à presidência da Assembleia Legislativa. 
 
O leitor Ademir Torres lamentou que exista no Estado uma lei que garante imunidade a prefeitos e deputados, impedindo que juizes de primeira instância julguem essas autoridades. Ele questionou também a falta de decreto de prisão – até quarta-feira (16) – da ex-prefeita de Itapemirim e mulher de Theodorico Ferraço, Norma Ayub. 
 
 
O processo que apura um esquema de fraude em contratos com consultorias envolvendo municípios capixabas foi encaminhado da Central de Inquéritos Especiais para o Tribunal de Justiça do Estado (TJES) na quinta-feira (17), para o indiciamento dos envolvidos que têm foro privilegiado.
 
O nome do deputado estadual Theodorico Ferraço está dentre aqueles que o juiz Marcelo Loureiro sugeriu o indiciamento. O leitor Fernando Carrara questionou as declarações do deputado à imprensa, que disse que a empresa CMS Consultoria Ltda. fora contratada por conta da falta de fiscais capacitados em Itapemirim. O leitor cobrou a realização de concursos públicos para a capacitação de pessoas competentes para a realização dos serviços. 
 
 
Saindo da polêmica em torno da Operação Derrama, outro assunto que provocou reações entre os leitores foi o incêndio que consumiu a vegetação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que cerca o Parque Estadual Paulo César Vinha, no município de Guarapari. No total, foram destruídos aproximadamente 110 hectares de mata (cada hectare equivale a um campo de futebol em medidas oficiais).
 
O leitor Mathias Klein lembrou que o assassinato de Paulo César Vinha vai completar 20 anos em abril e que ainda assim os ideais dele tentam ser destruídos. 
 
 
Aldo Rezende e Carlos Eduardo Stein ressaltaram que a região é alvo de especulação imobiliária e da instalação do Superporto. Além disso, os leitores também salientaram a omissão das prefeituras em realizarem fiscalizações no parque. 
 




  

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/