Terça, 14 Mai 2024

Encruzilhada

 

Não há dúvidas de que a Assembleia Legislativa caminha para consolidar seu candidato à vaga do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o líder do Governo e presidente da Comissão de Finanças da Casa, deputado estadual Sérgio Borges (PMDB). Do ponto de vista estratégico, a sacada é inteligente, pois deixará o governador Renato Casagrande numa encruzilhada para conseguir emplacar seu secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Ciciliotti. Além do fato da cadeira pertencer à Assembleia, a definição do nome de Borges deixará Casagrande em uma saia-justa de todo tamanho. Afinal, como o governador poderá ir contra seu próprio líder na Casa e que defende os interesses do governo com lealdade? A única justificativa que poderia restar a Casagrande para colocar Borges de escanteio e favorecer Ciciliotti é o processo judicial que envolve o deputado estadual, vale o registro: coisa pequena. Mas, convenhamos, depois de nomear como assessora técnica na Secretaria da Casa Civil a ex-prefeita de Itapemirim Norma Ayb (DEM), presa durante a Operação Derrama e ainda investigada por suspeita de fraudes tributárias, vai pegar muito mal para o governador explorar a questão. Ficará de mãos atadas. 
 
Esfriou
Aliás, os hartunguetes do Tribunal de Contas já não amam o presidente do órgão, Sebastião Carlos Ranna, como antes. Não que ele tenha abandonado o ex-governador Paulo Hartung, não é isso. Mas está distante. A ‘tropa PH” quer sempre mais. 
 
Quem tudo quer...
O governador precisa explicar melhor como vai ser essa história de neutralidade nas eleições de 2014, em relação aos palanques presidenciais. Pensando no PT, PMDB, talvez até passe. Mas quando ele quer até o PSDB em seu arco de aliança, complica. 
 
Linha de frente
Se a ex-deputada federal Rita Camata (PSDB) for mesmo encarar uma candidatura em 2014, terá tucano “saindo pelo ladrão” no bonde à Câmara dos Deputados. Já aparecem cotados o deputado federal César Colnago, o ex-prefeito Max Filho, o presidente do Bandes Guerino Balestrassi, e o ex-deputado e ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas. Cinco nomes para - na melhor das hipóteses - duas vagas. Quem sobra?
 
Linha de frente II
Olha, mas vou te dizer, se o PSDB fizer uma cadeira, já sairá no lucro. Até que prove o contrário, agora são nove vagas na Casa. O cenário não está nada otimista. Nada, nada.
 
Inédito
Gente, até o deputado estadual Elcio Alvares (DEM) reclamando do governo do Estado? O caso é grave. 
 
Dívida
A escola de samba Arco Íris, de Vila Velha, acusa o prefeito Rodney Miranda (DEM) de calote. O presidente do grupo, Josemilson Pereira, aponta um débito de R$ 40 mil e promete protestos. Diz ele também que a prefeitura não pagou o combinado à campeã MUG e à São Torquato - mas essas, por enquanto, estão bem quietinhas. Procede?
 
Vitrine
A propósito, os políticos que têm reduto no município comparecerão em peso na visita às obras de drenagem e pavimentação nos bairros Terra Vermelha, Normília da Cunha e Ulisses Guimarães, nesta quinta-feira (23). O governador Renato Casagrande marcará presença. 
 
Sensacional
Veja que interessante: a juíza Graciene Pereira Pinto, titular da Vara de Execução Penal de Cachoeiro de Itapemirim, baixou portaria instituindo a remição pela leitura àqueles que cumprem pena em regime fechado e semiaberto nas unidades prisionais do município. A coluna concorda com a justificativa: a leitura “contribui para a educação e a educação dignifica o homem”. Nada melhor. Vem comigo para a próxima nota...
 
Sensacional II
Funciona assim, cada preso terá entre 21 e 30 dias para ler uma obra literária. Ao final, no prazo de dez dias, terá que apresentar uma resenha ou relatório sobre o assunto - no mínimo 15 e no máximo 30 linhas -, escrito com a supervisão de uma pessoa designada pela direção da unidade. Cada obra lida e avaliada, corresponderá à remição de quatro dias de pena. Ao final de até 12 obras, a conta chegará a 48 dias, em um ano. Detalhe: a remição pela leitura é acumulável àquelas por trabalho e estudo. Não é demais?
 
140 toques
“ONG Contas Abertas posicionou o Portal da Transparência do Governo do Estado na segunda melhor colocação entre todos os estados do Brasil”. (Governador Renato Casagrande – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
"Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema". Ronald Reagan

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/