Terça, 07 Mai 2024

Missão impossível

O governador Renato Casagrande fez um pedido no mínimo difícil de ser cumprido pelos aliados. Ele quer colocar o foco na realização de obras em 2013 e deixar o debate eleitoral para o próximo ano. Mas com tantos acontecimentos dentro e fora do Estado envolvendo o processo de 2014, tentar adiar o assunto será como segurar areia nas mãos, vai acabar escapando entre os dedos.



O discurso de Casagrande não é diferente de nenhum gestor, que sempre evita falar das movimentações, até para não desequilibrar as construções que vem sendo feitas na sua enorme base. O fato de ele querer focar sua atenção na gestão também é estratégico, já o governador precisa convencer o eleitorado da excelência de sua gestão para ter direito à reeleição. Precisa mostrar serviço.



Mas dizer que o debate deve acontecer apenas no próximo ano, aí já é pedir demais. Além das movimentações na majoritária, que se desenrolam no Estado de olho nas articulações nacionais, a dúvidas envolvendo a disputa proporcional também trouxeram uma nova configuração para o cenário do próximo ano e querendo Casagrande ou não, seus aliados só têm olhos para isso agora.



Na majoritária, as movimentações do senador Magno Malta (PR), que pode erguer um palanque de oposição ao governador Renato Casagrande e impossível previsão sobre o caminho a ser tomado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB) colocam a classe política em compasso de espera. Essas nuances colocam em risco o sistema de unanimidade política e pode forçar os aliados a escolherem lados para garantir suas acomodações eleitorais.



Já na proporcional, a possível diminuição de vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, além do risco do fim das coligações, criam um clima de tensão, que evidentemente também vai testar a habilidade política do governador para acomodar sua base, sem haver desequilíbrio.



Enfim, Casagrande pode até dizer que não quer discutir o processo de 2014 agora, mas deve estar discutindo intensamente nos bastidores. Ou se antecipa e conversa com seus aliados agora, ou corre o risco de ser atropelado pelo processo.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/