Segunda, 13 Mai 2024

Não, não dá

Para quem, como eu, assistiu no Maracanã todos os jogos da Copa do Mundo de 50, não dá para deixar de recordá-los, nessa hora em que o Maracanã volta a ser novamente palco de disputa dos melhores do mundo. Além de ter estado na sua inauguração, vi ao vivo os grandes craques daquela época que só conhecia pelas transmissões radiofônicas. Entre outras vitórias que me alegraram muito, destaco a goleada sobre os espanhóis, por nos ter dado a certeza de que a Copa do Mundo era nossa. Sair de Vitória para ver um Zizinho ao vivo, com os seus toques de bola perfeitos (só Pelé o superou), um Ademir de Menezes, dos gols mágicos (pode ser que o Romário tenha e aproximado dele, mas tenho minhas dúvidas...e o Bauer no meio de campo? O Danilo, conhecido como o príncipe da bola? Foi um prêmio que só um pai, como o meu, que também gostava muito de futebol, rio-branquense roxo, daria a um filho. Mas perder a copa para os uruguaios, é inexplicável  para mim até hoje. A ficha não cai nunca. O Uruguai não tinha time para nos ganhar. Essa derrota é um dos fantasmas da minha vida. Volta e meia me vejo escalando a seleção da época como se ela tivesse sido campeã do mundo:  Barbosa, Augusto, Juvenal,  Bauer, Danilo, Bigode, Friaça, Zizinho, Ademir, Jair e Chico. Voltar ao Maracanã com esse trauma, para ver a seleção do Felipão, e eu já na casa dos 70 anos, ainda por cima de coração fragilizado, jamais: não volto mesmo. Se aos 15 anos, com a seleção que tínhamos, meu coração novinho em folha  teve trabalho para superar o tranco, imagina agora.  
 
 
Outros 
Nesse caso da escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas, há constantes registros na imprensa de que o presidente do órgão, Sebastião Carlos Ranna, não daria posse ao deputado estadual Sérgio Borges (PMDB), se fosse ele o escolhido pela Assembleia. Só que não é o Ranna que anda falando. Outros, em seu nome. Está na hora do Ranna esclarecer. 
 
Lavou as mãos
Também nessa história, o presidente da Assembleia Theodorico Ferraço (DEM), estranhamente, lavou as mãos. 
 
Esvaziado 
A propósito, está cada vez mais claro que sua influência está em baixa. Com ele na Assembleia, apenas o deputado Elcio Alvares (DEM) e Hércules Silveira (PMDB). 
 
Salgado
Em encontro com um grupo de fotógrafos capixabas, o celebrado Sebastião Salgado contou a odisseia de seus últimos oito anos, período em que percorreu distantes partes isoladas do mundo, para mostrar os mais intactos sistemas do planeta. Originou o livro Gênesis, com 520 fotografias.
 
Salgado II
Com um mês já vendeu mais de 50 mil exemplares e originou exposições na Inglaterra, Estados Unidos, França e agora Brasil, no Rio de Janeiro, Museu de Meio Ambiente - Jardim Botânico.
 
Salgado III
Natural de Aimorés, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, Salgado fez sua vida universitária no Espírito Santo, formando-se na Universidade Federal do Estado (Ufes) em Economia. No Estado casou com Leila Wanik Salgado, com quem tem dois filhos. Mantém, em Vitória, uma residência na Ilha do Boi.  As outras duas são em Paris, na França, e na sua cidade natal.
 
Salgado IV
De Vitória, Salgado segue para a Amazônia, onde irá fotografar os conflitos de terras em dupla com a jornalista de O Globo, Miriam Leitão, durante três semanas. Como Salgado, Miriam Leitão também é mineira, fez universidade no Espírito Santo e aqui deu seus primeiros passos no jornalismo. Começou no extinto O Diário, depois passou pela A Tribuna e encerrou sua carreira no Espírito Santo em A Gazeta. 
 
Cotaxé
Nos anos 50, palco de uma revolta camponesa com forte presença do PCB, a região do Cotaxé, em Ecoporanga, recebeu figuras importantes na sexta-feira (31), interessadas em resgatar a história do massacre.
 
Cotaxé II
Por lá passaram o historiador Adilson Vilasça, o líder político Perly Cipriano, o fotógrafo Tadeu Bianconi e autoridades políticas do município.
 
Pensamento:
“Toda glória do mundo cabe num grão de milho”. Eduardo Galeano

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 14 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/