Segunda, 06 Mai 2024

Palavra final

 

O governador do Estado, Renato Casagrande, já mandou avisar à Assembleia Legislativa: vai intervir na escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Depois de passarem um tempo na geladeira, as discussões serão retomadas no próximo mês, exatamente quando ocorrerá a aposentadoria de Marcos Madureira, abrindo a cobiçada vaga à Casa. Os deputados estaduais ainda não fecharam consenso à questão, mas ao que parece, o que prevalece nos bastidores é que os nomes colocados até agora não correspondem às expectativas do governo. Ou podem resultar em problemas para Casagrande. Estão cotados os deputados Sérgio Borges (PMDB), Claudio Vereza (PT), Dary Pagung (PRP) e Atayde Armani (DEM) - alguns são considerados fracos para o cargo, outro tem problema judicial, e há ainda aqueles que representariam desunião. Casagrande terá até o dia 29 de maio para definir o próximo dono de uma cadeira na corte de Contas, estratégica para a política do Estado. Mas o clima não é de impor um nome que seja de fora da Assembleia, e sim buscar uma solução interna que agrade aos dois lados da moeda. Por enquanto, há resistências. 
 
É uma
O vereador de Vitória Serjão Magalhães (PSB) entrou no campo de análise do governo para assumir a Secretaria de Estado de Meio Ambiente no lugar de Patrícia Salomão, que não durou nada no cargo e mal, mal apareceu. O socialista assumiu a bandeira ambiental neste mandato, criou o GT Respira Vitória, e parece bem intencionado. Quem sabe não decola. 
 
É uma II
Aliás, depois de Paulo Ruy Carnelli, Aladim Cerqueira e Patrícia Salomão, Casagrande tem obrigação de fazer uma boa escolha. Histórico da secretaria/Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) é péssimo. E põe péssimo nisso...
 
Lado errado
Pergunta que não quer calar: por que a Procuradoria do Estado recorreu do bloqueio dos repasses de verbas públicas ao fundo cultural privado Instituto Sincades, declaradamente ilegal e criticado por diversos setores da sociedade? Rodrigo Júdice, isso é zelar pelos interesses do Estado?
 
Lado errado II
O fundo criado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB), sem a autorização da Assembleia Legislativa ou ciência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz),  provoca uma renúncia fiscal na ordem de R$ 620 milhões por ano.
 
Lado errado III
Até entenderia se fosse recorrer àquela outra ação popular, que pede a decretação da nulidade de todos os incentivos fiscais para o setor atacadista, mas ao fundo...
 
Distorções
Por falar em Hartung, ótimo esse novo momento profissional do ex-governador de colunista oficial. Só assunto que ele entende muito bem e fez “maravilhas” em seu mandato. Começou com a área de educação, não próxima semana vai de direitos humanos? Desaforo, hein.
 
Inovou
O deputado federal Paulo Foletto (PSB) organiza uma prestação de contas do mandato no mínimo inusitada. No dia 2 de maio, veja bem: na Loja Maçônica 22 de Agosto.
 
Abandono
Os Guarani de Aracruz estão “pé da vida” com a prefeitura, que não presta a mínima assistência às escolas municipais das aldeias. Faltam merenda e material escolar desde o início do ano. Cadê o responsável?
 
Festa
Integrantes do Ticumbi realizam, neste sábado (27), em Conceição da Barra, uma caranguejada em comemoração aos 80 ano do mestre Terto Balbino, que está há 50 anos à frente do grupo, uma das principais manifestações folclóricas do Estado e com origem nos antigos quilombolos. Merecida homenagem.
 
140 toques
“Governo do ES dá posse ao Conselho Estadual de Juventude, um espaço importante para construção de Políticas Públicas de Juventude”. (Deputada federal Iriny Lopes – PT – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero”. Pierre Beaumarchais

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/