Sexta, 21 Junho 2024

​Influenza: vacinação é ampliada para toda população acima de seis meses

vacinacao_tania_rego_abr Tânia Rego/ABr
Todas as pessoas acima de seis meses de idade já podem receber a vacina contra a Influenza no Espírito Santo, após autorização do Ministério da Saúde (MS). A estratégia visa garantir uma maior cobertura vacinal e, consequentemente, uma redução nas complicações e internações causadas pela gripe. No Estado, a imunização alcançou somente 30% do total dos grupos prioritários até agora.

"A ampliação vem em boa hora, tendo em vista o período sazonal das doenças respiratórias. A vacinação em massa vai contribuir para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno, pois nesses períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, facilitando a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra", ressaltou o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Os municípios têm autonomia para definir os públicos, de acordo com seus estoques de vacina. Na região metropolitana, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica iniciam as ações a partir deste sábado (4). Na Capital, o agendamento é online e foi aberto nessa quinta-feira (2), e ainda tem vagas disponíveis em algumas unidades para este sábado e dias da semana. Serão ao todo 4,6 mil doses.

Em Vila Velha, o imunizante será ofertado neste sábado nos shoppings Praia da Costa e Boulevard, das 11 às 18 horas; na Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães, das 8 às 15h; e Unidade de Saúde de Coqueiral de Itaparica, das 8 às 16 horas, por livre demanda. Também é possível agendar na próxima semana, nas Unidades de Saúde.

Já na Serra, a Secretaria de Saúde vai abrir três pontos de vacinação, também sem necessidade de agendamento. Nas unidades de saúde de Jacaraípe e Jardim Carapina, a vacinação acontece das 8 às 16 horas; e no Shoppping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, das 9 às 17 horas. 

Em Cariacica, a vacinação ocorre por livre demanda e inclui, além do sábado, este domingo (5), sempre das 10h às 17 horas, no Shopping Moxuara. Durante a semana, as vacinas são ofertadas de segunda a sexta-feira, sem agendamento, nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que têm sala de vacina, das 7h30 às 15h30.

O Ministério da Saúde alerta para a importância, porém, de ainda garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

Este ano, a vacinação contra a influenza começou em março e acontece neste primeiro semestre do ano nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto no Norte será no segundo semestre. A mudança inédita na estratégia, desde 2023, busca atender às particularidades climáticas da região, que inicia no período do Inverno Amazônico, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

A composição da vacina é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus. Quem tomou o imunizante em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 21 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/