Maguinha, Evair, Manato e Meneguelli tentam se viabilizar para apenas duas vagas

Faltando um mês para o início do período das convenções partidárias, ainda restam seis pré-candidatos a senador no campo da direita no Estado. Callegari (DC) e Leonardo Monjardim (Novo) caminham de forma mais independente. Por outro lado, outros quatro buscam ser os representantes das duas vagas no caso de consolidação de uma “frente unificada” em torno do ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos): Maguinha Malta (PL), Evair de Melo (Republicanos), Carlos Manato (Republicanos) e Sergio Meneguelli (PSD).
Maguinha tem como trunfo principal o pai, senador Magno Malta, liderança máxima do Partido Liberal (PL) no Estado. Um apoio Pazolini certamente terá como condição a escolha de sua filha como uma das duas representantes da chapa para o Senado Federal – além do compromisso de Pazolini em dar palanque ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em sua candidatura a presidente.
Enquanto as articulações se desenrolam, Maguinha e o pai seguem em pré-campanha pelo Estado. Nas últimas semanas, os dois têm dado especial atenção a eventos evangélicos. No final de semana, participaram do aniversário de 70 anos da 1ª Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pinheiros, no norte do Estado.
Já o deputado federal Evair de Melo tem mostrado confiança em sua pré-candidatura ao Senado, falando contra os “céticos” em postagens nas redes sociais. Desde que Pazolini foi lançado como pré-candidato a governador, ainda no ano passado, ele se apresentou como um dos principais cabos eleitorais do agora ex-prefeito, caminhando com ele pelo interior do Estado, o que pode ser um trunfo para garantir sua indicação pelo Republicanos.
No último fim de semana, como em outras ocasiões, os dois se “desgrudaram”: Pazolini ficou mais concentrado na região metropolitana e Evair de Melo visitou festas populares no interior, buscando consolidar sua relação com o meio rural. Mas a outra “carta na manga” do deputado diz respeito a declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em apoio às suas pretensões para senador.
Carlos Manato também tem investido em manter a proximidade com Lorenzo Pazolini. No fim de semana, esteve com o ex-prefeito de Vitória no Maanaim de Domingos Martins (região serrana), espaço da Igreja Cristã Maranata. Sua esposa, a pré-candidata a deputada federal Soraya Manato (Republicanos), foi secretária de Assistência Social de Vitória por um ano.
Manato tem feito postagens relembrando os seus mandatos como deputado e a campanha bem sucedida que o levou ao segundo turno das eleições para governador em 2022. Entretanto, está rompido com Magno Malta, o que resultou na sua saída do PL. Esse é um fator que pode pesar contra ele no provável fechamento de uma aliança entre Partido Liberal e Republicanos.
No caso de Sergio Meneguelli, o Partido Social Democrático (PSD), que fechou apoio a Pazolini, lhe deu carta branca para ser candidato a senador. Entretanto, se o Republicanos fechar aliança com o PL (o que, é bom frisar, é o caminho mais provável), a situação de Meneguelli se complica, já que não é bem-visto entre os bolsonaristas. No mês passado, ele apareceu nas redes sociais dizendo que estão tentanto “derrubar” sua candidatura ao Senado de novo, como aconteceu em 2022, quando estava no Republicanos, mas não deu muitos detalhes.
Nesse período de pré-campanha, Sergio Meneguelli tem focado em reforçar a imagem de “gente como a gente”, algo que o acompanha desde o início da ascensão política. Em vídeos postados nas redes sociais, aparece andando de bicicleta por Colatina (noroeste), cidade em que foi prefeito, e cumprimentando eleitores de forma despojada.
Callegari e Leonardo Monjardim também desejam ser os escolhidos como candidatos a senador em uma frente de direita. Entretanto, estão em partidos menores e pretendem se candidatar em qualquer cenário. O primeiro, inclusive, deixou o PL no ano passado por falta de espaço para as suas pretensões. Deputado estadual, Callegari já colocou no ar uma vaquinha online para sua pré-campanha, tem dado entrevistas a podcasts regionais, e continua ativo em manifestações no sul do Estado relacionadas a pautas bolsonaristas.
Vereador em Vitória, Leonardo Monjardim é líder de governo da atual gestão municipal iniciada com Lorenzo Pazolini, e que agora segue sob o comando de Cris Samorini (PP). Ele também mantém diálogo com Magno Malta. De qualquer forma, o grande objetivo de sua candidatura é dar visibilidade para o partido Novo no Estado.
Outros pré-candidatos
No campo governista, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) está definido como um dos candidatos a senador. No caso da segunda vaga, hoje, a tendência é que fique com a ex-senadora Rose de Freitas (MDB). À esquerda, o senador Fabiano Contarato (PT) vai tentar reeleição, e Carlos Fabian foi lançado pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).
Como segundo candidato ao Senado, o Psol vai apoia Fabiano Contarato. Os psolistas também apoiam a pré-candidatura a governador do deputado federal Helder Salomão (PT). Entretanto, o PT não deverá retribuir a parceria: pretende apoiar Renato Casagrande (PSB) como segundo nome na disputa.

