Sexta, 26 Abril 2024

PT na berlinda

Esta semana a candidata do PT em Vitória, Iriny Lopes, divulgou o vídeo da presidente Dilma Rousseff pedindo apoio para sua ex-ministra. Um reforço de peso, depois de ter mostrado também Lula em seu programa. A estratégia de Iriny deixa claro que o caminho que o PT vem buscando é o de vincular sua imagem com a do PT nacional.



Iriny pode não levar a disputa para o segundo turno, mas conseguiu dar uma demonstração de força política ao disputar a eleição, mesmo com o desgaste que o partido dela vinha sofrendo na Capital. Primeiro enfrentou a manobra de Paulo Hartung dentro do PT, levada pelo prefeito João Coser, de fazê-la desistir da disputa em favor do tal palanque de consenso.



Se Iriny se fortalece, o mesmo não se pode dizer de Coser. A deputada federal até tentou durante sua campanha fazer um resgate da gestão de Coser. Mas ao descobrir que estava sendo traída, Iriny deixou o prefeito de lado e focou sua campanha no apoio do PT nacional.



A amarração de Coser ao grupo de Hartung é ainda mais prejudicial do que o iminente risco de o partido perder a prefeitura da Capital. Por hora, a vitória mais palpável é de Colatina, onde Leonardo Deptulski, não chegou à prefeitura por um projeto do partido e sim por ser parte do projeto do ex-prefeito Guerino Balestrassi.



Após a eleição de outubro, a configuração do cenário político do Estado vai apontar o futuro dessas lideranças, o reflexo de suas atuações na disputa deste ano vai estar na disputa eleitoral de 2014. Neste cenário, Hartung que tenta manter o controle político do Estado e para isso precisa evitar o crescimento de lideranças que venham a trazer qualquer risco para esse projeto, já conseguiu tirar Coser do jogo. Quem será o próximo?





Fragmentos:



1 – Com a maioria dos municípios em disputas com apenas dois candidatos. O clima está quente no interior do Estado ainda mais com a proximidade da eleição de sete de outubro.



2 – Tem se tornado uma prática do candidato Nozinho Correia (PDT) de não enfrentar seus adversários em debates. Evita desgastes, mas abre caminho para o crescimento dos outros. É uma aposta arriscada.



3 – Tem muito candidato se perdendo em números. Diante da falta de confiança na Futura, os candidatos acabaram entrando em enrascadas ainda maiores.

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/