Quinta, 02 Mai 2024

A ditadura argentina pelo olhar infantil

A ditadura argentina pelo olhar infantil

O drama político Infância Clandestina se passa na Argentina de 1979 durante a ditadura militar. A história é contada pelo ponto de vista de Juan (Teo Gutierrez Romero), um menino de 12 anos que não consegue entender completamente a realidade violenta em que vive e porque seus pais precisam se esconder. O filme estreia esta sexta-feira (25) no Cine Metropolis, que retorna do recesso de janeiro.

 
Seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu tio Beto (Ernesto Alterio) participam de um importante grupo armado de resistência ao regime militar: os Motoneros. Eles passam por um longo treinamento em Cuba e depois retornam a Argentina clandestinamente, em todo esse tempo seus filhos, Juan e um bebê, continuam vivendo com eles.
 



Ao chegarem a seu país para lutar, a família precisa disfarçar o sotaque cubano e trocar de nomes. Juan recebe um passaporte falso e passa a se chamar Ernesto. Em meio a toda a essa confusão, o menino ainda precisará lidar com a descoberta do amor e um amadurecimento precoce que a situação lhe impõe. 
 
Infância Clandestina foi o destaque do Prêmio Sur, premiação argentina equivalente ao Oscar. O drama dirigido por Benjamín Ávila levou 10 das 16 estatuetas a que concorria. O romance político também é candidato ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e tem co-produção brasileira.
 
Assim como O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger, e Machuca (2004), de Andrés Wood, Infância Clandestina mostra o período ditatorial pelo olhar inocente das crianças. O roteiro é assinado por Benjamín Ávila em parceria com o brasileiro Marcelo Müller.
 
Serviço
Infância Clandestina (Infância Clandestina, Argentina/Brasil/Espanha, 2011, 112 minutos, 14 anos)
 
Cine Metropolis: 16h, 18h10, 20h20. Sábado 16h e 18h10.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/