Sexta, 26 Abril 2024

Academia Espírito-Santense de Letras comemora 100 anos

ael_anaximandro_amorim Anaximandro Amorim

LITERATURA

AEL comemora centenário na próxima segunda-feira

Depois de uma série de ações de forma remota, a Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) comemora os 100 anos de sua fundação com uma celebração na segunda-feira (20), às 19h no Salão São Tiago, localizado no Palácio Anchieta, sede do governo do Estado. O evento contará com a apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) e a entrega da Comenda Kosciuzko Barbosa Leão para dez acadêmicos, em reconhecimento aos méritos.

A Academia Espírito-santense de Letras tem como finalidade incentivar a cultura, promover a criação de associações culturais, divulgar e incentivar a leitura e a criação de bibliotecas, promover concursos literários, manter o intercâmbio com outras associações, participar de projetos que visam à integração cultural e realizar pesquisas com vista ao desenvolvimento literário do Espírito Santo. A atual presidência é ocupada por Ester Abreu. A história da entidade centenária você encontra aqui.

Sede da Academia Espírito-Santense de Letras na Cidade Alta, Centro de Vitória. Foto: Divulgação

Mar Céu lança novo livro 

Divulgação

O escritor Mar Céu lançou recentemente seu terceiro livro, "Carrego a chuva em meus olhos". O poeta é também um importante agitador da cena literária sobretudo nas periferias do Espírito Santo, sendo um dos fundadores dos coletivos Poesia Inútil e Literatura Marginales. A nova obra foi editada pelo Selin Trovoar, editora independente de São Paulo. A capa é da artista Kika Carvalho, que registra com seus traços o próprio autor. Está na promoção e com frete grátis no site.

O lançamento da obra ocorreu no último dia 14 no Thelema, espaço colaborativo comercial e cultural no Centro de Vitória, que vem se consolidando cada vez mais como um importante ponto de encontro de artistas e fazedores de cultura do Espírito Santo.

EVENTOS

Vem aí o primeiro Festival de Circo Capixaba

No próximo final de semana, entre 24 e 26 de setembro, acontece o 1° Festival de Circo Capixaba, reunindo três espetáculos em Cariacica. O evento terá presença do humorista ex-trapalhão Dedé Santana e do Palhaço Bananinha, que estarão na estreia do festival. O local será uma tenda na Avenida Mário Gurgel, 2502, em Alto Lage, seguindo os protocolos sanitários vigentes. Os ingressos são gratuitos mas precisam ser reservados por aqui

Chamusquim Cultural terá ampla programação em Cariacica

Localizado em Oriente, bairro de Cariacica, o Chamusquim Restaurante Cultura Bar, um dos points do underground capixaba, recebe nos meses de setembro e outubro uma programação especial, com diversas atividades a cada semana. O evento chamado Chamusquim Cultural reúne atividades variadas como oficinas, teatro, cineclube, shows, sarau e entrevistas com artistas locais. Confira a programação completa abaixo.

Semana da Juventude da Serra com programação cultural 

Realizada de 18 a 25 de setembro, a Semana da Juventude da Serra terá uma ampla programação de sábado a sábado. A abertura é com luau na praia em Manguinhos com seis artistas serranos convidados. Durante a semana haverá grafitti, sarau, rodas de conversa, apresentações musicais, oficinas, cineclube e uma mostra cultural de encerramento no Parque da Cidade, onde acontecem diversas apresentações artísticas. A programação completa está disponível aqui

MÚSICA

 

Letícia Chaves lança videoclipe em homenagem a orixá

Flora Fioro

Artista que promete ter destaque na cena capixaba pós-pandêmica, Letícia Chaves lança seu primeiro single na próxima quinta-feira (23) nas diversas plataformas digitais. Remetendo à ancestralidade negra, Tempo de Nanã já chega também com um videoclipe gravado no deck do bairro Maria Ortiz, em Vitória, que vai ao ar na sexta-feira (24), às 21h, no canal no YouTube. O clipe tem direção de arte de Flora Fiorio e participação da dançarina Ângela Diniz, do Coletivo Performance Itinerante, interpretando Nanã.

Novo EP de Célio Paula

Divulgação

Quem também traz novidades musicais é Célio Paula, músico, compositor e maestro da Orquestra Pop&Jazz do Ifes. O EP Manga Doce traz duas canções, Aprumar e Sai de Reto Olho Gordo, já disponíveis para ouvir no Spotify.  A obra conta com participação de outros artistas da música como Thiago Perovano, ex-Pó de Ser Emoriô, o sambista Fábio Pinel e o violonista Cecitônio Coelho. Sambinha de qualidade!

Encontro de gigantes do rádio

Tarcísio Faustini e Francisco Velasco. Foto: Iago Amaral Torezani

Dois radialistas capixabas apaixonados pela música popular brasileira se unirão no próximo dia 25 de setembro para um programa inédito. Tarcísio Faustini, que comanda há 28 anos o programa "Domingo Brasil" na Rádio Universitária, e Francisco Velasco, há mais de uma década com o "Ensaio Geral", na Rádio Espírito Santo, se unem no projeto "Fina Sintonia", um programa conjunto que será transmitido de forma simultânea nas duas rádios, de 9h ao meio-dia. O programa que celebra a carreira dos dois radialistas contará com a mediação do jornalista e pesquisador musical José Roberto Santos Neves. Sintonize!

POLÍTICA CULTURAL 

Secult retoma Gabinete Itinerante

A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) realizará a terceira edição de seu Gabinete Itinerante, em que uma equipe percorre os diferentes territórios capixabas. Desta vez, o motivo é o recém lançado Programa Coinvestimento da Cultura - Fundo a Fundo. A intenção é orientar os municípios sobre como aderir ao programa, que tem cadastro aberto até 30 de novembro. Entre as necessidades estão a instituição de um fundo e um conselho municipais de cultura, a elaboração de um plano de ação e a disponibilização de recursos municipais, que serão multiplicados em até quatro vezes com investimentos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). O Gabinete Itinerante começa em Viana no próximo dia 21 e termina em Colatina no dia 8 de outubro, passando também por São Mateus, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Santa Teresa. Mais informações aqui.

Associação pede Rua de Lazer em Baixo Guandu

A Associação Cultural Cadoz, do município de Baixo Guandu, lançou uma petição online no qual apresenta uma demanda à prefeitura municipal: a criação de uma Rua do Lazer, iniciativa que tem tido bons resultados em municípios do Espírito Santo e de outros lugares do planeta. Segundo o coletivo, a iniciativa pode agregar ambiente de convivência e estimular a apropriação dos espaços públicos a partir da iniciativa popular.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/