Sexta, 03 Mai 2024

Artistas decidirão propostas para o Plano de Cultura

Artistas decidirão propostas para o Plano de Cultura

 

O processo colaborativo para a composição do Plano Estadual de Cultura do Espírito Santo (PEC-ES) chega a sua última e também mais importante etapa. Artistas e gestores culturais estão convidados a participar do Seminário Setorial do PEC-ES, que acontece nesta segunda-feira (25) no campus de Goiabeiras da Ufes.
 
“O seminário é o momento em que os produtores culturais elaboram e orientam as propostas que farão parte do plano. Assim que as demandas estiverem formuladas, o Plano será encaminhado para a Assembleia, onde será analisado e aprovado”, explica o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva (foto). 
 
Os participantes serão divididos em oito grandes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades, Música, Patrimônio Cultural, Economia Criativa e Gestão Cultural.
 
Os convocados deverão estar em consonância com seu setor para estimular o debate e as decisões acerca das ações que serão inseridas no documento. “O papel dos representantes da área cultural capixaba é apresentar as carências e os problemas da categoria e uma possível solução”, esclarece Maurício.
 
A primeira etapa da consulta pública do PEC foi feita por meio da realização de Seminários Territoriais nas dez microrregiões administrativas do Espírito Santo entre outubro e novembro de 2012. Agora, no Seminário Setorial, o documento caminha para a finalização e, em breve, a efetivação. 
 
“O PEC é uma ferramenta importante para gerir a cultura e fazer com o que Espírito Santo esteja alinhado com as questões artísticas em nível nacional”, complementa o secretário. Logo na manhã seguinte ao seminário, o plano será encaminhado para o Comitê Gestor de elaboração do PEC-ES, que irá analisar todas as propostas e formar lideranças de cada setor para a mobilização dos municípios no trabalho.
 
Segundo Maurício, o plano será um grande salto para a gestão cultural no estado. O planejamento servirá para os próximos dez anos e organiza, regula e orienta a execução da política estadual deste segmento. 
 
O PEC-ES está em consonância com o Fundo Estadual de Cultura e com o Conselho Estadual de Cultura que constituem a base do Sistema Estadual de Cultura. Por isso, Maurício Silva convida a todos para o Seminário Setorial, “toda a sociedade capixaba deve participar, mesmo quem não trabalha na área de cultura, porque o plano será feito por todos e foi uma reivindicação de toda a população”, diz.
 
Serviço
O Seminário Setorial para elaboração do Plano Estadual de Cultura do Espirito Santo (PEC-ES) será nesta segunda-feira (25), às 14h, no auditório Manoel Vereza do Centro de Ciências Jurídicas e econômicas (CCJE), na Ufes. Av. Fernando Ferrari, campus Goiabeiras, Vitória. Entrada gratuita.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/