Quinta, 02 Mai 2024

Casarão Cerqueira Lima recebe projeção audiovisual

Casarão Cerqueira Lima recebe projeção audiovisual
Nesta quarta-feira (7) o espaço cultural Casarão Cerqueira Lima recebe a projeção audiovisual Sombras, com imagens do filme experimental Begotten. O evento integra a instalação Silente, do artista Júlio Tigre, que está aberta para visitação no Casarão desde o início de julho. 
 
A exibição contará com trilha musical executada ao vivo pelo próprio Júlio Tigre com a participação dos músicos Alexandre Barcelos, Gustavo Senna, Huemerson Leal e Gerô. A entrada é franca. 
 
As imagens que farão parte da projeção são trechos selecionados do filme Begotten (1991), filme experimental escrito e dirigido pelo norte-americano  E. Elias Merhige. Nessa produção, que tem forte relação com a religião e com a história bíblica, não há diálogo e foi inspirada na experiência de quase morte vivenciada pelo diretor aos 19 anos, após o acidente de carro. 
 


Para cada minuto da película original foram necessárias 10 horas de produção fotográfica de modo a atingir o visual desejado: Begotten foi filmado em preto e branco, e cada quadro foi refotografado para tomar sua aparência final. Nas imagens, não existe meios tons de modo a criar uma atmosfera sobrenatural.
 
Para a realização de Silente, Júlio Tigre pesquisou a história do imóvel que,  no passado, foi uma residência privada da família que lhe dá nome. O artista investigou transformação desse espaço privado em espaço público e procurou criar uma obra que parte de um lugar para nele e com ele produzir outro, onde ficção e realidade e se confundem. 
 
Os visitantes de Casarão Cerqueira Lima serão confrontados com uma espécie de apagamento do lugar gerado por dois vetores: com o ficcional fruto do imaginário popular e com o trágico gerado por um crime e o total desaparecimento dos antigos moradores, hoje nomes públicos dentro de um documento jurídico. 
 
A intervenção se divide em quatro ambientes: jardins, sala de entrada, piso superior e sótão, estas intervenções possuem dimensões variáveis e se adequam  ao lugar como um todo em diálogo com a arquitetura.
 
Silente foi comtemplada pelo Edital de Exposições 2013 da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e faz parte do projeto Inquilino, pesquisa poética desenvolvida por Júlio Tigre desde 2003. 
 
Sombras é uma das primeiras atividades junto à intervenção e que serão realizadas ao longo do período de visitação. A ação também conta com a participação e o apoio do coletivo Expurgação.
 
Serviço
A projeção audiovisual Sombras acontece nesta quarta-feira (7), a partir das 19h, no Espaço Cultural Casarão Cerqueira Lima. R. Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória. A instalação Silente segue no mesmo local. Visitação: terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e domingos, das 14h às 17h. Até 4 de outubro. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/