Segunda, 20 Mai 2024

Cine Rua 7 começa nesta quarta-feira com programação diversificada

Cine Rua 7 começa nesta quarta-feira com programação diversificada
 
Se lugar de poesia é na calçada, os filmes também devem ir para rua. Ocupando o lugar mais tradicional do Centro histórico de Vitória, O Cine Rua 7 chega à sua terceira edição com exibição de oito produções estrangeiras: 10 capixabas e seis dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Rio Grande do Sul. O evento começa nesta quarta-feira (14) e segue até a sábado (17), sempre às 19h.
 
A cada edição, o Cine Rua 7 explora uma temática diferente, este ano o mote é Amigos Imaginários,  que pretende uma reflexão sobre os novos modos de vida e de relações que sofrem influência dos avanços tecnológicos. Cineasta e idealizador do evento, Gui Castor conta que o Cine Rua 7 procura dialogar com a cidade e com o cotidiano, por isso decidiu abordar um tema que todos pudessem se identificar. “As relações humanas contemporâneas são pautadas pelas redes sociais e pela internet, onde podemos criar personagens e ficções”.
 
O mineiro Leonardo Barcelos participa pela primeira vez do Festival e achou a ideia muito interessante, “O cenário da rua acaba se confundindo ao cenário do filme e há uma maior aproximação com o público”, diz. O filme Balança, mas não cai, de Leonardo, também faz estreia na categoria de longas do Cine Rua 7. O filme é sobre a relação de um prédio no centro da capital mineira com seus moradores e frequentadores, “a revitalizações dos centros urbanos é uma questão que todas as cidades devem passar e essa recuperação cultural e social deve partir de projetos independentes como esse festival”, acredita Leonardo.
 
Entre os 24 filmes está Fragma, cujo enredo envolve duas vidas que procuram dar significado a um tempo vivido, sonhado e, acima de tudo, sentido. Já o curta Minerita, de Rául De La Fuente, ganhou o prêmio Goya da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o “Oscar” espanhol, como melhor minidocumentário de 2014. 
 
 
Este ano, a novidade está nos encontros inusitados que o vento vai provocar. Assim como na curadoria dos filmes, a escolhas das bandas e das performances primou pelo experimentalismo. “Serão apresentações únicas, meu objetivo foi misturar linguagens e juntar artistas que, a princípio, não se apresentariam juntos”, explica Gui Castor.
 
Entre as atrações musicais está o grupo zee-la, de música eletrônica, que se apresenta na estreia da mostra (14), com o pianista Pedro Alcântara. O encerramento nesse dia fica por conta da bateria da escola de samba Unidos da Piedade. O Cine Rua 7 também vai contar com a participação do grupo Blues Sociedade Acústica, Fepaschoal, Espirito de Porco, Orquestra Espacial e o Sol na Garganta do Futuro. Além dos artistas Caê Guimarães, Mirano Schuler e Edésio Fabbri (Mini Jagger). 
 
Na quinta-feira (15) também haverá uma programação especial. A partir das 16 horas acontece uma reunião coletiva gráfica no meio da Rua Sete de Setembro, com o coletivo de arte Foi a Feira. Será um momento de criação livre incentivado pelo coletivo que vai levar vários materiais para pintura e desenho. A trilha sonora fica por conta do Radiola Capixaba. 
 
Além do Cine Rua 7, Gui Castro também promoveu, recentemente, um outro evento que também tinha a proposta de intervenção urbana. Ele foi o idealizador e curador do projeto Vitória, Cidade Imaginada, trazendo ao público 50 telas pintadas por dependentes químicos que perambulam pela Ponte Seca. 
 
“No cine Rua 7, a minha intenção é levar as pessoas para a rua. Percebo que houve um esvaziamento do espaço público, seja pela violência ou por outros motivos, as pessoas têm preferido espaços privados como shoppings. Com o evento eu proponho o retorno dos encontros nas cidades, como aconteciam antigamente”, diz Gui Castor. O idealizador também conta que a produção do evento este ano está muito especial, porque depois de encerradas as atividades do Cine Rua 7 haverá o lançamento de um catálogo que reúne registros dos três eventos. 
 
Serviço
 
O Cine Rua 7 começa nesta quarta-feira (14) e segue até sábado (17), a partir das 19h, no Calçadão da Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória. Mais informações www.cineruasete.com.br

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/