Sexta, 03 Mai 2024

Cineclube Afro Odomodê retoma atividades com exibição de curtas

Cineclube Afro Odomodê retoma atividades com exibição de curtas
Muito além do simples entretenimento, os filmes que contam histórias pertinentes e criativas podem ser usados para gerar uma reflexão maior. Utilizando o cinema como ponto de partida para debater questões étnico-raciais, o Cineclube Afro Odomodê vai reiniciar suas atividades nesta sexta-feira (24) com dois curtas: A incrível história da mulher que mudou de cor e O pacote.
 
???Acima de tudo, nós queremos despertar nos adolescentes e jovens que frequentam o espaço e nos moradores da região a paixão pela produção audiovisual???, diz Adriano Monteiro, membro do núcleo Afro Odomodê e um dos organizadores do cineclube.  Adriano explica que o núcleo escolheu a cultura dos cineclubes por causa do universo lúdico e mágico que o cinema pode proporcionar. 
 
As exibições dos dois curtas começam às 18 horas, no núcleo Afro Odomodê, que fica no bairro da Penha. Todo mês será abordado um tema diferente, nesta primeira sessão será discutido sexualidade, gênero e raça. O curta-metragem A incrível história da mulher que mudou de cor, do carioca Marcelo Santiago, conta a história de Mercedes. Uma moça jovem e sonhadora empregada doméstica. Certo dia, Mercedes passa de negra para uma mulher branca. 
 
Já o segundo filme O Pacote, é uma produção paulista do diretor Rafael Aidar, que trata sobre orientação sexual e juventude. Os jovens Leandro e Jefferson formam uma ligação instantânea e logo percebem que não se trata de uma amizade comum. Mas Jeff esconde um segredo que pode mudar completamente a vida dos dois. 
 
O Pacote já foi exibido em diversos festivais pelo mundo e é premiado nacionalmente e internacionalmente. Inclusive o filme ganhou recentemente o prêmio MAX de Melhor Curta-Metragem de Ficção no 11º El Lugar Sin Límites ??? Festival Internacional de Cinema GLBT do Equador
 
Após a exibição dos curtas haverá um momento para debater o conteúdo dos filmes e de outros assuntos relacionados aos jovens. A escolha dos convidados também foi pautada pelo tema dos filmes. Estarão presentes a gerente de Políticas de Promoção e Igualdade Racial, Pandora da Luz, e alguns representantes do Cineclube Diversidade, que faz exibições e debates com as temáticas de gênero.
 
Adriano Monteiro explica que os convidados irão bater um papo bem descontraído com o público a fim de levantar discussões e informações que são pouco abordadas nas escolas. ???Como estamos localizados numa comunidade carente, os jovens são muito limitados a certos tipos de discussão. E cabe a nós, como política pública proporcionar essa vivência a eles???, explica. 
 
 
Adriano também adianta que está nos planos inserir no cineclube outras atividades como apresentação da oficina de dança, como também apresentação das oficinas de música.
 
O programa Núcleo Afro Odomodê é um política pública desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Vitória, através da Secretaria de Assistência Social para promover ações voltadas para a juventude do município. O programa tem como objetivo sensibilizar e estimular a juventude negra a buscar alternativas e possibilidades com autonomia e cidadania.
 
Serviço
A exibição dos curtas A incrível história da mulher que mudou de cor e O pacote acontecem nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, no núcleo Afro Odomodê. Rua Professor Hermínio Blackman, 1000 ??? bairro da Penha (Próximo ao Ponto Final)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/