Domingo, 28 Abril 2024

Como no início da carreira

Como no início da carreira
Como se sabe, o início da carreira de Pedro Almodóvar é marcado por comédias anárquicas, como Pepi, Luci, Bom e outras Garotas de Montão (1980), Maus Hábitos (1983) ou Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988). Não faltam aqui personagens histéricas em situações bizarras. 
 
O histerismo e a bizarrice desse início de carreira retornam em Os Amantes Passageiros, que, no fundo, mostra uma Espanha se debatendo em crises. O que o diretor espanhol faz é nos fazer rir disso. 
 
O filme se passa quase que inteiramente dentro de um avião que parte da Espanha com destino ao México. Mas um problema no trem de aterrissagem, descoberto no meio da viagem, impede o pouso. Resultado: o avião começa a andar em círculos. Os passageiros pressentem o perigo.
 



Assim como naquelas comédias, Os Amantes Passageiros é povoado de personagens, digamos, peculiares. Uma virgem de meia-idade, um criminoso, uma cafetina de luxo, e por aí vai. A combinação de uma situação desesperadora com homens e mulheres de pouco juízo provoca uma reação de catarse geral. Um caos autenticamente almodovariano.
 
Pedro Almodóvar passa a dar um tempo nas comédias esculachadas a partir de Carne Trêmula (1997), que demarca mais claramente uma nova fase em sua carreira, que a partir de então irá se orientar por dramas profundos vividos por personagens complexos e intensos - veja-se Tudo Sobre Minha Mãe (1999) ou Fale com Ela (2002). 
 
Os Amantes Passageiros vale, especialmente, para conferir como se comporta o diretor, após anos de dedicação a histórias de grande densidade dramática.
 
Serviço
Os Amantes Passageiros (Los amantes pasajeros, Espanha, 2013, 89 minutos, 16 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 1. 19h10.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/