Segunda, 06 Mai 2024

Documentário relembra luta ambiental na França

Documentário relembra luta ambiental na França

 



O documentário Vamos Todos Para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica conta a história de uma disputa que durou dez anos. O filme, que estreou na seleção oficial do Festival de Cannes 2011, entra na programação do Cine Metrópolis neste final de semana. 
 
O fato que deu origem a obra do diretor Christian Rouaud aconteceu em outubro de 1971, quando o Ministro da Defesa francês, Michel Debré, anunciou que iria expandir a base militar da região de Larzac. Entretanto, o lugar era de proprietários rurais que estavam decididos a não ceder suas terras.
 
Inspirados pelo filósofo Lanza del Vasto, que manteve uma greve de fome por duas semanas pela causa, os camponeses se mobilizaram e organizaram uma resistência pacífica. A luta pelas terras e pela desmilitarização do governo francês conquistou muitos simpatizantes.
 
Um ano depois, um ato que levou 60 ovelhas para pastar a grama embaixo da Torre Eiffel em Paris atraiu a cobertura da mídia internacional. Surgiram apoiadores do mundo inteiro que deram suporte aos fazendeiros de Larzac.
 
O impasse permaneceu por mais de dez anos, chegando ao fim apenas quando o socialista François Mitterrand se tornou presidente, em 1981, e abandonou o projeto.
 
Serviço
Vamos Todos Para Larzac: O Nascimento da Luta Ecológica (Tous au Larzac!, França, 2011, 118 minutos, Livre)
 
Cine Metrópolis: 18h30. Sexta 20h.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/