Segunda, 29 Abril 2024

​Editais da Secult serão lançados na próxima quarta-feira

secult_es_secom Secom

POLÍTICA CULTURAL

Secult promete investimento recorde em editais 

O ano de 2022 já está perto do final e finalmente foi anunciada a apresentação dos editais deste ano para projetos a serem financiados pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). O lançamento vai ser na quarta-feira (23), às 17h, no Palácio Anchieta, sede do governo estadual, com presença do governador Renato Casagrande (PSB), em evento aberto ao público. O secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, prometeu "maior investimento da história, novas linhas e uma série de novidades, que garantirão ainda mais acesso e capilaridade".

Secretários apontam quatro pontos para governo de transição 

Divulgação

Como mencionei na última semana, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura esteve reunido em Porto Alegre (RS). Entre os resultados, está a publicação de uma carta encaminhada para a equipe de transição do governo Lula com sugestões para o setor. Assinada por 22 dirigentes estaduais da pasta, a começar pelo secretário capixaba, presidente do Fórum, a carta destaca quatro pontos centrais: a recriação do Ministério da Cultura, a inclusão das leis nacionais da cultura no orçamento (leis Paulo Gustavo, Aldir Blanc 2 e Rouanet), retomada do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e aprovação do Marco Regulatório da Cultura. A carta completa você pode ler aqui.

ESPAÇOS CULTURAIS

Eliziário completa 6 anos de existência

Um dos espaços independentes que dão orgulho para a cultura capixaba, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, completa seis anos de existência e resistência - incluindo uma pandemia que paralisou atividades presenciais por cerca de dois anos. Para celebrar, no dia 19 de novembro, o local recebe programação especial de 8h às 21h, incluindo oficinas, debates, contação de histórias, teatro, ensaio aberto, almoço cultural, lançamento de livro, apresentação musical e outras atrações. A programação completa está no Instagram do Centro Cultural.

IAC faz 10 anos de trabalho em Cariacica 

Já o Instituto Aprender Cultura (IAC), localizado no bairro Flexal 2, em Cariacica, completa uma década de existência. Em suas redes, a entidade iniciou uma série de posts sobre a trajetória iniciada em 2012. As primeiras imagens publicadas mostram a oficina de skate que rolou na comunidade no início das atividades do Instituto. Muita coisa aconteceu de lá pra cá, e o espaço se fortaleceu bastante. Entretanto, algumas dificuldades persistem. Recentemente, o IAC teve que vir a público contra o descaso, da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), já que o local estava há mais 30 dias sem água, pese os reiterados pedidos.

LITERATURA

Biografia de Edson Papo Furado será lançada em dezembro 

No dia 3 de dezembro, um sábado, a partir das 17h30, no Centro Cultural Sesc Glória, será lançada a biografia Mudando de Conversa com Papo Furado, escrito por Wagner Silva Gomes, sobre uma verdadeira lenda viva do samba do Espírito Santo, o cantor e compositor Edson Papo Furado, hoje com 83 anos de idade. A obra é autoria de Wagner Silva Gomes, com edição da Pedregulho, trazendo os principais aspectos da vida pessoal e artística do sambista, que foi intérprete da Escola de Samba Unidos da Piedade, a agremiação pioneira no carnaval do Estado.

MÚSICA

Oficinas gratuitas sobre samba 

Zanete Dadalto

De 28 de novembro a 3 de dezembro, acontece o projeto Samba que Eu Quero Ver, com uma série de atividades na Casa da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A programação vai incluir música, cinema, rodas de conversa, gastronomia, exposições fotográficas, e vai ser divulgada em breve nas redes do projeto. Mas já estão abertas até 24 de novembro as inscrições gratuitas para três oficinas, sobre interpretação de samba-enredo, percussão de bateria e técnicas de cobertura audiovisual do carnaval. A inscrição é aberta a todos e tem como foco jovens integrantes das agremiações do samba capixaba.

AUDIOVISUAL

Documentário conta história de assentamento capixaba 

O Assentamento Zumbi dos Palmares em São Mateus, que completa 23 anos de história, será tema do documentário Construindo Sonhos, Resgatando Dignidade, do cineasta Paolo Souza. O lançamento está previsto para o dia 16 de dezembro no próprio assentamento, construído pelo Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/