Segunda, 29 Abril 2024

Exposição mostra cultura e natureza de Conceição da Barra

foto_bruno_casadabarra_divulgacao Divulgação

Nascido em Brasília e tendo estudado fotografia e audiovisual na Central Única das Favelas (CUFA), Bruno Gustavo encontrou em Conceição da Barra, no litoral norte do Espírito Santo, um refúgio. "É onde encontro minha paz espiritual e qualidade de vida. Uma cidade com uma luz natural maravilhosa , com uma paisagem exuberante", diz sobre o local onde morou por dois anos e registrou inúmeras fotos. Algumas delas farão parte da exposição Fragmentos Visuais: Um olhar sobre a cultura e a natureza de Conceição da Barra, na qual usa uma técnica e suporte especiais: finas películas fotográficas aplicadas em pedras portuguesas.

A exposição fica em exibição entre 6 e 27 de janeiro na Casa da Barra, espaço cultural localizado na região central de Conceição da Barra, próximo à Praça do Cais. As visitas poderão ser feitas nas sextas-feiras, sábados e domingos, das 14h às 18h. A inauguração, que será às 17h desta sexta-feira (6), contará com a presença do fotógrafo, que vai conversar com o público presente sobre sua trajetória artística e profissional e sobre a exposição.

"As imagens são demonstrações artísticas com uma perspectiva diferente do cotidiano de Conceição da Barra, tanto de suas belezas naturais e patrimoniais como das paisagens fascinantes e das construções históricas, bem como da história de vida do povo tradicional que habita a região, oriundos dos quilombos e das demais heranças culturais que constituem o nosso povo negro", diz Bruno, que tem uma trajetória profissional que inclui a documentação dos povos indígenas e afrodescendentes em suas questões sociais, políticas, culturais e econômicas.

O artista Thiago Balbino é o curador de Fragmentos Visuais. Ele conta que conheceu Bruno quando este morava no município e veio acompanhar a primeira exposição que era realizada no centro cultural. A partir dos diálogos, Thiago se surpreendeu com a quantidade de material trazida pelo fotógrafo, que ele espera que ainda seja desdobrado em outras exposições, utilizando novas plataformas. "Quando fui observar o trabalho dele, vi que tinha uma espécie de trajetória, uma linha de diálogo. São cenas e fragmentos do cotidiano de Conceição da Barra. Nesses fragmentos aparecem registros da cultura, do viver, da natureza", relata.

Inaugurada em 1º de janeiro de 2020, a Casa da Barra funciona em uma casa de 1935 que encontrava-se deteriorada e foi reformada para servir como espaço cultural, comandado pela psicóloga Sônia Rodrigues e seu filho, o artista e produtor cultural Thiago Balbino. O local recebe exposições, debates, rodas de conversas, residências artísticas e outras atividades. Em anexo ao espaço está também o Casa da Barra Hostel Cultural, que oferece hospedagem a preços acessíveis e vivências culturais.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Anônimo em Quarta, 04 Janeiro 2023 12:41

Matéria espetacular. Trabalho que valoriza as belezas histórias e regionais do norte do Espírito Santo. Parabéns

Matéria espetacular. Trabalho que valoriza as belezas histórias e regionais do norte do Espírito Santo. Parabéns
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/