Sexta, 19 Abril 2024

​Festival Cine.Ema abre inscrições de concurso para escolas de 13 municípios

Cineema_VargemAlta_2018_Crditos_-Jow-Rodd Jow Rodd
O 7º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema, realiza inscrições até 17 de setembro para o Concurso Cultural de produção de vídeo, fotografia e texto criativo, voltado às escolas públicas localizadas na região das Montanhas, Aracruz e do Frade e a Freira. O tema é "O que a natureza nos ensina''. 

Com premiações para trabalhos produzidos por estudantes, bem como para professores e escolas mais participativas, o concurso selecionará fotografias feitas por dispositivo de celular, com vídeos de um minuto e textos livres que abordem meio ambiente e o tema da proposta, inspirado na edição do evento deste ano, "A natureza é a nossa escola".

Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Escolas Públicas Municipais e Estaduais de 13 municípios capixabas: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itapemirim, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta.

O objetivo, como apontam os organizadores, é conectar pessoas às questões ambientais, buscando despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor, a partir do uso de ferramentas comuns, como celular e tablet. 

Criado em 2015, no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, o Festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltada às comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema, com exibição de curtas ambientais. Na Mostra Cine.Eminha, além dos filmes voltados ao público infantil, são realizadas também oficinas, teatro de fantoches e shows. O nome,"Cine. Ema", homenageia a Pedra da Ema, símbolo de Burarama.

As inscrições devem ser feitas no site: www.cineema.com.br

Confira as categorias:

Concurso de vídeo

Serão selecionados vídeos produzidos em qualquer formato ou resolução, feitos preferencialmente por dispositivos móveis, como celulares e tablets, ou outros aparelhos, como webcam. Qualquer narrativa será aceita, seja em linguagem de documentário, ficção e experimentações. A ideia é refletir os ambientes naturais do lugar onde se vive, os significados e como eles te afetam.

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth ; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

Concurso de Fotografia

As fotografias serão julgadas por sua originalidade, composição, impacto e mérito artístico. No ato da inscrição, o candidato deverá descrever como sua fotografia dialoga com o tema "O que a natureza nos ensina", podendo pensar sobre as paisagens locais, suas potencialidades e fragilidades diante das relações de preservação ou de degradação.

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

Concurso de textos criativos

Serão selecionados textos criativos (em formato de crônica, conto, poesia, texto argumentativo ou opinativo), que relacione o tema: "Quais lendas e histórias ancestrais sobre o meio ambiente do lugar onde você vive poderiam ser contadas de forma escrita?"

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Relógio Smartwatch.

Premiações para escolas e professores

Escolas mais participativas que consigam promover o maior número de inscrições

Premiações: 1º: TV 55 Polegadas; 2º: Gopro; e 3º SoundBar.

Professores (as) que mais forem indicados (as) como orientadores (as) das inscrições dos projetos participantes no concurso (estudante indica no preenchimento da inscrição)

Premiações: 1º: Celular + Fone bluetooth; 2º: Tablet; e 3º Kindle.

Mostra de cinema

A 7ª edição do festival contará ainda com a realização da mostra competitiva Cine.Ema, que envolve R$ 4 mil em prêmios distribuídos entre 1º, 2º e 3º colocados, e a mostra infantil Cine.Eminha, voltada ao público de 8 a 13 anos. Ambas acontecerão de forma on-line, entre outubro e novembro deste ano, por meio de uma plataforma on demand, buscando atingir o público de todo o Brasil.

Serão exibidos curtas-metragens selecionados de vários estados brasileiros. As inscrições encerraram em julho e a lista dos indicados para compor as mostras será divulgada na segunda quinzena de agosto.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/