Sexta, 10 Mai 2024

???O Que Se Move??? envolve perdas e reencontro

???O Que Se Move??? envolve perdas e reencontro

As tragédias da vida, por menores que possam parecer, são protagonizadas por seres humanos, com seus desejos e suas contradições. Caetano Gotardo quer mostrar exatamente isso em O Que Se Move, seu primeiro longa-metragem.

 
Endossado com premiações no Festival de Gramado e na Semana dos Realizadores 2012, o filme relata três histórias - de quatro mães - que envolve perdas e um reencontro. As histórias são contadas a partir da singela relação entre mãe e filho.
 
A tragédia é um gênero dramático, que trata das ações e dos problemas humanos de natureza grave. Só que em O Que Se Move, o diretor dá sutileza aos fatos trágicos - narrando uma conversa aleatória à mesa de jantar, por exemplo - fazendo com que eles se tornem mais humanos, já que são tão presentes no cotidiano das pessoas.
 
Caetano Gotardo, que também assina o roteiro da produção audiovisual, teve um prato cheio nas mãos para produzir um conteúdo sensacionalista que se encaixaria em muitos programas de tevê, pois muitos se utilizam da dor, do trágico, para vender o seu conteúdo.
 
Ele, pelo contrário, além de tratar as sucessões de acontecimentos de um ponto de vista mais natural, sem suscitar muito alarde, também procurou arriscar em sua produção: as três protagonistas - Cida Moreira, Andrea Marque e Fernanda Vianna - são muito mais do que mães com tristes histórias, também são cantoras na narrativa.
 



O único entrelaço que existe no filme é a dor comum da perda, as histórias dessas mães e suas respectivas famílias não se colidem. Dessa maneira que o longa trata de um mal-estar presente na vida contemporânea, além de destacar a fragilidade que é a vida: e mesmo assim, ela obrigatoriamente continua se movendo.
 
Nascido em Vila Velha e formado em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Caetano Gotardo é diretor e roteirista. Além da sua primeira produção em longa-metragem, ele tem em seu currículo curtas como O Menino Japonês (2009) e Areia, do ano anterior.
 
Esse último foi selecionado para a abertura da Semana da Crítica do Festival de Cannes e recebeu os prêmios de melhor filme, melhor atriz e melhor fotografia no Festival de Gramado, além de ter sido apresentado em vinte festivais brasileiros e internacionais, entre eles o Festival do Rio, o Festival de Bilbao, na Espanha, e o Festival de Havana, em Cuba.
 
Serviço
O Que Se Move (Idem, Brasil, 2012, 97 minutos, 14 anos) 
 
Cine Jardins - Shopping Jardins: Sala 2. 19h15.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 10 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/