Sexta, 03 Mai 2024

Ofes abre temporada 2013 no Teatro Carlos Gomes

Ofes abre temporada 2013 no Teatro Carlos Gomes

 

Teatro cheio e uma plateia eclética de jovens, adultos e idosos. A temporada 2012 da Orquestra Filarmônica do Espirito Santo (Ofes) foi um sucesso, “em minutos os ingressos esgotavam e muitos, infelizmente, perdiam a apresentação”, lembra o maestro Helder Trefzger. Este ano, para que ninguém perca os espetáculos, a Ofes preparou uma novidade para a nova temporada, a nova série Pré-Estreia.
 
 “O mesmo programa será apresentado duas vezes para que mais pessoas tenham a oportunidade de assistir aos concertos”, explica o maestro. A primeira apresentação de 2013 será nesta quarta-feira (27), às 20h, no Teatro Carlos Gomes. No dia seguinte, quinta-feira (28), o concerto será reapresentado no mesmo local e horário. “Nosso desafio agora é lotar o teatro nos dois dias”, espera Helder. 
 


Com um repertório diversificado que contempla o popular e o erudito será fácil cumprir essa meta. A série Concertos Sinfônicos vai se iniciar com o tema Canto da Nossa Terra, uma série de composições que foram inspiradas por países. O espetáculo conta com interpretações das Bachianas Brasileiras n.º 2, de Heittor Villa Lobos, Festa Polonesa, do compositor francês Chabrier, e Uma Canção Antes do Amanhecer, do compositor inglês Delius.  
 
“Escolho as composições principalmente pela sua beleza, também procuro conjugar obras conhecidas pelo público com outras menos tocadas. Para a abertura da temporada, escolhi Uma Canção Antes do Amanhecer por ser uma música pouquíssima executada, mas que certamente a plateia irá gostar”, diz o maestro. Ele também conta que esta será a primeira vez que a orquestra irá executar a canção do compositor inglês.
 
O solista convidado é o pianista Giulio Draghi, professor-adjunto de piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dono do título de Doctor in Musical Arts pela Universidade de Miami. Ao longo do ano, a Ofes receberá diversos convidados importantes, em abril virá para o estado uma musicista de Taiwan, a pianista Ching – Yun Hu e também diversos músicos e maestros brasileiros reconhecidos nacional e internacionalmente. 
 
“As apresentações estarão bem coloridas com músicos de diferentes estados e países que virão somar muito talento aos espetáculos”, comenta Helder.
 
A cada ano, a Filarmônica do Espirito Santo tem superado desafios e interpretando peças novas, ampliando cada vez mais o repertório. Na temporada de 2013, a Ofes realizará 45 apresentações distribuídas em cinco séries, Pré-Estreia, Concertos Sinfônicos, Quartas clássicas, Orquestra nos Bairros e a Série Espirito Santo de concertos itinerantes pelo interior do estado.
 
“A nossa orquestra é reconhecida e admirada por todos que assistem aos espetáculos e também pelos músicos convidados, tudo isso contribui para o crescimento da música clássica no estado”, pontua Helder.
 
Serviço
A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) abre a nova temporada nesta quarta (27) e quinta-feira (28), sempre a partir das 20h, no Teatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Informações: (27) 3132-8399.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/