Segunda, 29 Abril 2024

Os males do consumo de leite bovino

Os males do consumo de leite bovino
Você já parou pra pensar por que consome leite de vaca? Porque é gostoso? Porque faz bem à saúde? E se você descobrir que, ao invés de benéfico, o leite bovino é prejudicial à saúde humana, não apenas para as crianças com intolerância ao leite, que tanto têm aumentado no Brasil nos últimos anos, mas sim para todas as pessoas, de todas as faixas etárias?
 
A proposta do livro Galactolatria: Mau Deleite, de Sonia T. Felipe, é mostrar ao leitor brasileiro a realidade da produção do leite mundo afora, e as sequelas na saúde humana, no planeta e nas vacas e bezerros, desse tipo de exploração, com dados e informações que tiram a inocência do consumidor. 
 



Sonia é doutora em Teoria Política e Filosofia Moral e foi docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pioneira na reflexão acadêmico-filosófica sobre a ética animal e ambiental. A produção do livro iniciou-se em 2002, após a conclusão de seu pós-doutorado em Bioética - Ética Animal na Universidade de Lisboa (2001-2002).
 
O leitor de Galactolatria se põe frente a frente com a relação direta entre o consumo humano de leite bovino e o crescimento de males modernos que têm se tornado verdadeiras epidemias, como diabetes e câncer. 
 
Frente a frente com uma forjada “verdade” alimentar quase sagrada que também é responsável em grande parte pelo desmatamento e consequente aquecimento global (emissão de gás metano superior à de toda a queima de combustíveis fósseis do mundo) e consequente aquecimento global, contaminação do solo e da água (por urina e excrementos das vacas) e pelos agrotóxicos típicos das monoculturas de soja e pasto que reduzem dia a dia nossa qualidade de vida.  
 
Ingerir leite implica em absorver hormônios bovinos, antibióticos, pus e poluentes. Mas nenhum pacote de leite traz essas advertências no rótulo. Elas deveriam ser obrigatórias, a exemplo do que o faz o maço de cigarros. 
 
Doenças humanas comuns, tais quais aterosclerose, diabetes tipo 1, distúrbios digestivos crônicos, anemia em bebês, entre outras, têm sido associadas à incapacidade humana de digerir um produto feito para nutrir o corpo e o cérebro de bovinos. 
 
Galactolatria é um livro de filosofia crítica que revoluciona a concepção de responsabilidade pela própria saúde, a dos animais e a ambiental. É uma reflexão filosófica baseada em dados científicos e estatísticas oficiais. Não é um livro de nutrição, nem de terapia alimentar. É um livro de ética alimentar, focado em um dos alimentos mais consumidos no ocidente galactômano. 
 
Saiba mais!

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/