Sexta, 03 Mai 2024

Personalidades da cultura capixaba recebem Comenda Rubem Braga

Personalidades da cultura capixaba recebem Comenda Rubem Braga
Nesta terça-feira (5), em comemoração ao Dia Nacional da Cultura e ao Dia da Cultura Capixaba, o governo estadual concede a Comenda Rubem Braga a dez personalidades locais, em reconhecimento à contribuição delas para o desenvolvimento da cultura no Estado, preservando e difundindo as mais diversas manifestações em todas as suas modalidades e formas. A solenidade será realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. 
 
Diante da necessidade de reconhecimento público das ações, da história e da memória de artistas, profissionais e autoridades de destaque no cenário cultural do Espírito Santo, a Comenda Rubem Braga foi criada em 27 de março deste ano, a fim de conceder medalha e diploma a cinco personalidades, anualmente, sempre no dia 5 de novembro.
 



Excepcionalmente neste ano em que foi criada, a comenda será oferecida a dez personalidades, indicadas pelo secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva. Os homenageados são: Marien Calixte (gestão pública e música); Tertolino Balbino (folclore); Ednardo Pinheiro (teatro); Lenira Borges (dança); Alair Tedesco (meio ambiente); Natércia Lopes (ópera e canto lírico); Maestro H.O. (bandas civis); Raphael Samu (artes plásticas); Bernadette Lyra (literatura); e Orlando Bomfim Netto (audiovisual).
 
Paralelamente à entrega da Comenda Rubem Braga, serão lançadas nove publicações contempladas em 2011 pelos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Seis delas foram premiadas no Edital 007/2011, para edição e difusão de obras literárias, e três pelo Edital 008/2011, para criação e publicação de revistas em quadrinhos.
 
Cada livro sai com uma tiragem de mil exemplares, enquanto as HQs terão 500. Os autores têm direito a 200 exemplares, e os demais volumes serão distribuídos durante a noite de autógrafos e, depois, destinados às bibliotecas da rede pública estadual, incluindo as escolas.
 
No gênero conto, serão lançados História de Amor Recolhidas ao Acaso, de Mara Coradello, e Contos e Microcontos, de Sarah Vervloet. As antologias de crônicas são Palavras Mudas, de Marcelo Grillo, e Baliza de Navio, de Natasha Siviero. Na literatura infantojuvenil, estão O que É que Tinha no Sótão?, de Bith, com ilustrações de Hélio Mattos Jr, e As Crônicas de Filó, de Micheli Moulin
 
A nona arte está representada pelas HQs Signo de Câncer, de Felipe Cazelli & Abel; Veneno Paraíso, de Ayla Lourenço, Isabela Bimbatto e João Chagas; e Ladeira Futebol Clube, de Rodrigo Nogueira Brito.
 
Serviço
A Entrega da Comenda Rubem Braga e lançamento das obras acontecem nesta terça-feira (5), a partir das 19h30, no Salão São Tiago, Palácio Anchieta. Praça João Clímaco, Cidade Alta, Centro, Vitória. Entrada franca.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/