Sexta, 29 Março 2024

​Pocar Festival de Cultura realiza edição online de sábado a quarta-feira

mariana_aydar_Autumm_Sonnivhsen Autumm Sonnivhsen
Autumm Sonnivhsen
Após hiato de um ano, em função da pandemia do coronavírus, o Pocar Festival de Cultura realiza sua sétima edição entre este sábado e a próxima quarta-feira (26 a 30), de forma online. A programação conta com espetáculos teatrais, mesas de debate e shows, com transmissão ao vivo, no canal do evento no YouTube, de forma gratuita.

A abertura do evento será às 16h de sábado, em uma live que junta, no mesmo palco, a cantora e compositora paulistana Mariana Aydar, vencedora do Grammy Latino 2020, com um disco dedicado ao forró, à banda Fogumano, de Itaúnas, que há 20 anos se dedica à pesquisa e difusão do gênero.

O encontro entre o local e o global motiva uma segunda live, no domingo (27), às 16h, reunindo a banda capixaba Macucos e Saulo Camilo, cantor e músico de Conceição da Barra.

No campo das artes cênicas, o Instituto Cultural Tambor de Raiz apresenta duas montagens que reverenciam a memória e a herança do povo preto e das comunidades quilombolas do norte do Espírito Santo. Na próxima terça-feira (29), às 20h30, o espetáculo Memórias à Venda convida o público a uma imersão nas falas, cantorias e elementos da cultura popular e tradição oral do norte da região.

Já na quarta (30), no mesmo horário, a peça Caburé narra a história real de Negro Rugério, grande líder negro, fundador do Quilombo do Morro, na cidade de Santana e que conquistou sua liberdade no Brasil colonial, lutando pela vida de pretos e pretas escravizados, fazendo da região um dos mais importantes polos de produção de farinha de mandioca do mundo.

Para exaltar os saberes e fazeres do Sapê do Norte, antigo território formado pelos municípios de São Mateus e Conceição da Barra, o festival realiza ainda o Ciclo de Palestras Tradição, Cultura e Memória do Espírito Santo. 

Íris Zanetti
São cinco mesas, com atividades práticas e teóricas que abordam os toques, danças e cantos do Ticumbi e do Jongo, os aspectos etnomusicológicos da música capixaba, a função do teatro na preservação da memória cultural do norte do Estado, e os aspectos metalinguísticos da capoeira e seus toques.

As mesas contam com a participação de mestres, mestras, pesquisadores e guardiões da memória das manifestações folclóricas do Espírito Santo, entre eles Mestre Terto (Baile de Congo de São Benetido), Mestra Osmara (Jongo do Sapê do Norte), Maestro Helder Trefzger (Orquestra Sinfônica do Espírito Santo) e os capoeiristas do grupo Arcabo.

Nascido em 2013 para celebrar a elevação do conjunto arquitetônico que circunda a praça central de Conceição da Barra, no norte do Estado, a Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, o Pocar aponta como um dos seus pilares construir pontes entre tradições culturais e gastronômicas do norte do Estado e expressões artísticas contemporâneas, com ampla circulação em diferentes setores da economia da cultura nacional.

O Pocar Festival de Cultura é uma realização do Instituto Cultural Tambor de Raiz, em parceria com a Estandarte Cia.

SERVIÇOS

Pocar – Festival de Cultura
Dia: de 26 a 30 de junho
Programação Gratuita.
Transmissão: Pocar - Festival de Cultura - YouTube
www.pocarfestivaldecultura.com.br

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Fogumano e Mariana Aydar
Dia: 26 de Junho
Horário: 16h

Macucos e Saulo Camilo
Dia: 27 de junho
Horário: 16h
Espetáculo Memórias à Venda
Dia: 29 de junho
Horário: 20h30

Espetáculo Caburé
Dia: 30 de junho
Horário: 20h30

Ciclo de Palestras Tradição, Cultura e Memória do Espírito Santo
Dia 28 de junho
Mesa Ticumbi – Baile de Congo de São Benedito
Horário: 18h
Participação: Mestre Terto, Jonas Balbino (Rei de Congo), Enio Ardohain e Apoena Medeiros (vassalos).

O Jongo do Sapê do Norte
Horário: 19h
Participação: Mestra Osmara Guilherme (Bibiu) e Prof. Dr. Osvaldo Martins de Oliveira.

Mesa: A Música no Contexto da Cultura Tradicional Popular do Espírito Santo: um passo na caminhada de pensamento da música capixaba
Horário: 20h
Participação: Herialdo Plotegher (Secretaria da Cultura do Governo do Espírito Santo), Aline Meireles (Grupo de pesquisa Jongos e Caxambus: memórias de mestres e patrimônio cultural afro-brasileiro,) Maestro Helder Trefzger (Orquestra Sinfônica do Espírito Santo).

Dia 29 de junho
Mesa Teatro e Memória Ancestral
Horário: 19h
Participação: Didito Camillo (Instituto Cultural Tambor de Raiz) e Nieve Matos (Repertório Artes Cênicas)

Dia 30 de junho
Mesa Capoeira: toques e fundamentos
Horário: 19h

Participação: Mestre Cacau, Contra-mestre Borges e Danilo Lopes, Grupo Arcabo. 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/