Domingo, 05 Mai 2024

Série de ações arrecada recursos para o Sol da Terra

Série de ações arrecada recursos para o Sol da Terra

 

“Nós que estávamos mais próximos vimos o sofrimento do Marco Ortiz, que além de perder a casa perdeu o restaurante que era o sustento da família”. Assim Karina Caetano tenta explicar como começou a mobilização dos moradores da Rua Barão de Monjardim para ajudar o dono do Restaurante Sol da Terra, que dia 19 de março sumiu após um colossal deslizamento de terra provocado por fortes chuvas. 
 
Karina é uma das pessoas que se solidarizaram com a situação de Marco Ortiz. Ela está organizando o Almoço Sol da Terra, um almoço beneficente que acontece neste sábado (4) para arrecadar fundos para que o restaurante possa se reerguer. O almoço será no Restaurante Top Grill, na mesma Barão de Monjardim, no valor de R$ 30 com buffet liberado. 
 
O evento colaborativo está sendo produzido pelos próprios moradores da Rua Barão Monjardim, que sofreu com deslizamentos em março deste ano. “O deslizamento afetou a todos nós, mesmo aqueles que não tiveram a casa afetada tiveram que se retirar ou viram amigos perdendo bens materiais”, conta Karina. 
 
A família Ortiz sempre foi muito conhecida no Centro de Vitória, principalmente Marco, que era uma figura engajada sempre a frente de questões políticas e ambientais. Ele luta pela preservação da Gruta da Onça e o seu restaurante tinha uma proposta de alimentação saudável. 
 
“O evento é uma forma de contribuir com essa luta do Marco e uma forma de apoiá-lo nessas questões políticas, que todos que estão no grupo de colaboradores também compartilha”, explica Karina. Além do almoço, o evento também contará com shows musicais, projeção de vídeos, bazar, leilão e venda de obras de artes.
 
O bloco Pouco Amor Não É Amor será uma das atrações do almoço. O bloco é conhecido por utilizar a rua do restaurante como ponto de encontro para reuniões e festividades, mas a relação dos músicos com o local vai além disso. Alguns moram na Barão de Monjardim e todos eram clientes assíduos do Sol da Terra. 
 
“Sempre cultivamos admiração e afinidade com o local e com a figura do Marco Ortiz. Como a rua é pequena, todos acabam se conhecendo”, diz Fernando Zorzal. O compositor conta que o apartamento do baixista do grupo também foi destruído pelo deslizamento.
 
Para Marco Ortiz toda essa mobilização está sendo algo inimaginável e ao mesmo tempo maravilhosa. O dono do restaurante não esperava o apoio das pessoas e só tem a agradecer aos moradores da Barão que se solidarizaram.  “Eu sempre batalhei para conseguir uma reação do povo e precisou uma tragédia para todos se unirem em prol de uma causa comum”, diz. 
 
O Almoço Sol da Terra é o primeiro de uma série de eventos para contribuir com a família Ortiz. Já está em fase de produção, mas ainda sem data marcada, o Cinesurf, uma apresentação no BarrAcústico, em Vila Velha, uma virada cultural no Teatro Carlos Gomes, além de um show de Geraldo Azevedo. 
 
Para finalizar, haverá um Jantar e Leilão de Obras de Arte, único dos eventos que já tem data e hora marcada, para o dia 24 de junho, às 20h, no Cerimonial Itamaraty Hall, em Vitória.
 
PROGRAMAÇÃO ALMOÇO SOL DA TERRA
 
14h: Saci-Manoel Claristenes 
15h: Golias na Picap
16h: DJ Shita Yamashita
17h: Carlos Papel 
18h30: Pouco Amor Não é Amor
20h15: Viva Las Vesgas 
- Poesia nos intervalos: Marcos de Castro e Suely Bispo 
 
Serviço
O Almoço Sol da Terra será neste sábado (4), das 11h às 15h, no Restaurante Top Grill. R. Barão de Monjardim, 218, Centro, Vitória. Valor: R$ 30 (venda antecipada nos supermercados São José e no Top Grill). 
 
Doação para o bazar
Local da recolhimento: Usina de Imagem, 9h às 17h, (ao lado da entrada da Gruta da Onça, no número 95)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 06 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/