Domingo, 28 Abril 2024

Uma reflexão sobre a produção de imagens

A cidade é um ambiente propício para a formação de diversos conteúdos imagéticos: seja através de uma propaganda publicitária ou de uma pichação no muro, além das informações que, cada vez mais, são transmitidas através de telas virtuais.

 
Esse conteúdo emitido por meio de dispositivos virtuais - câmeras, televisores e monitores - se tornaram prato cheio para a produção da exposição Ausência | Presença, do artista André Arçari. A produção visual contidas nesses aparatos tecnológicos faz com que eles se tornem objetos de recorte, seleção e filtro da realidade. 
 
A vontade de ver seu trabalho como uma instalação híbrida, discutindo conceitos de som e imagem, fez André dispor 11 imagens e um vídeo no espaço confinado da Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória.
 


“A ideia de montar a exposição, na verdade, surgiu da minha vontade de inserir no espaço expositivo da galeria, ou seja, no cubo branco, esse work-in-progress que venho desenvolvendo”, conta.
 
Outro fator interessante é a manipulação que o artista utiliza, como o desfoque e o ruído, para provocar um conflito no público - uma maneira de desafiar quem assiste à exposição. A ideia, a partir daí, é promover uma reflexão sobre o que é a imagem, como conceito, na contemporaneidade.
 
“Vivemos hoje, pelo menos nós ocidentais, em um mundo pautado pela imagem. E por isso, surge à necessidade de pensarmos essas imagens que são produzidas”, constata.
 
Na exposição, o frame – cada imagem fixa de um produto audiovisual – tem a possibilidade de ser capturado de modo bruto, assim como foi registrado, ou em certos momentos editados.
 

            


André Arçari se embasou de inúmeras referências para chegar ao produto final, que é a exposição. Como, por exemplo, as “fotopinturas” de Gerard Richter; a estética de terror noir de David Lynch; e a formulação non-sense de Quentin Tarantino.
 
Além dos objetos em exposição, está programado para o evento um bate-papo com o artista, na próxima terça-feira (28). André Arçari quer sentir o que a sua proposta incitou nas pessoas – quer abrir o diálogo sobre essa mescla de conteúdo com o público. 
 
Serviço
A exposição Ausência | Presença, de André Arçari, será aberta nesta terça-feira (21), às 19h, na Galeria Homero Massena. R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, das 13h às 18h. Até 20 de julho. Entrada franca. Informações: 3132-8395.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/