Segunda, 29 Abril 2024

Centrais sindicais do Estado não vão aderir à suposta greve geral marcada para esta segunda

Depois de reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28), associações e delegados sindicais ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindipúblicos) informaram que não irão aderir a suposta greve geral que vem sendo programada nas redes sociais para acontecer nesta segunda-feira (1). O Sindipúblicos, no entanto, decidiu realizar um ato público nesta segunda na praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
 
Além do Sindipúblicos, as centrais sindicais filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à União Geral dos Trabalhadores no Estado (UGT-ES) , e o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Espírito Santo (Sindirodoviários-ES), também informaram que não vão aderir ao movimento desta segunda-feira (1). 
 
Mas as entidades sindicais confirmaram que participarão da jornada nacional de lutas do próximo dia 11, que prevê paralisações e protestos simultâneos pelo país. No Estado, a data está sendo chamada de Dia Estadual de Manifestação Cidadã. 
 
O objetivo do protesto do dia 11 é cobrar a implementação da pauta trabalhista que defenda a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanai;, o fim do fator previdenciário; a regulamentação da terceirização; a reforma agrária e mais investimentos nos serviços públicos. O movimento também é endossado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
 
Um dos itens da pauta de reivindicações é a derrubara do projeto de lei (PL) 4330/2004, que permite a terceirização indiscriminada. O projeto retira direitos dos trabalhadores brasileiros e precariza ainda mais as relações de trabalho no Brasil. 
 
A previsão de votação do PL 4330 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado é em 9 de julho, por isso a direção nacional da CUT propõe que, em 4 de julho seja realizada uma jornada de advertência, com paralisações em categorias chaves, pela derrubada do PL 4330. No próprio dia 9 de julho, a CUT mobilizará sindicalistas para pressão direta no Congresso Nacional contra o projeto. 
 
Escolas sem aula
 
Independente da greve geral convocada pelas redes sociais vingar, as escolas públicas e algumas privadas da Grande Vitória decidiram, por precaução, suspender as aulas nesta segunda-feira (1). 

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/