Sábado, 27 Abril 2024

Entidades do Estado discutem políticas de direitos humanos no Marrocos

Entidades do Estado discutem políticas de direitos humanos no Marrocos
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) integra a delegação brasileira que irá participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos, que ocorre na cidade de Marrakesh, no Marrocos, nesta sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30). 
 
O representante do Fejunes no evento, Luiz Inácio Silva da Rocha, o Lula, vai participar da programação fazendo um debate sobre extermínio da juventude negra e pretende compartilhar reflexões a respeito das condições de vida de jovens negros no Brasil e principalmente no Espírito Santo, revelando os dados do Mapa da Violência 2014 – Os Jovens do Brasil.
 
Além do Fejunes, a delegação conta com a participação de diversas entidades que atuam na defesa dos direitos humanos em todo Brasil.
 
O Mapa da Violência, lançado no início de novembro, trouxe dados estarrecedores sobre homicídios de jovens negros no Estado. O estudo mostra que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM/Datasus) do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos 56.337 mortos por homicídios, em 2012, no Brasil, eram jovens (30.072, equivalente a 53,37%), dos quais 77% negros (pretos e pardos) e 93,3% do sexo masculino.
 
No Estado a realidade é ainda mais impressionante. Em 2012 (ano base para o estudo), foram vítimas de homicídio do Estado 981 jovens. Destes, 892 eram negros, o que corresponde a 90,2% dos homicídios naquele ano. A taxa de homicídios de jovens negros em 2012 foi de 155 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes, índice de guerra civil. No mesmo ano, a taxa de homicídios de jovens brancos foi de 23,6 por 100 mil.  

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/