Quinta, 25 Abril 2024

Portuários do TVV realizam paralisação de advertência

Os trabalhadores portuários do Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pela Vale, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (17), por 24 horas. Eles pedem reajuste salarial e de benefícios. Na manhã desta segunda houve um principio de tumulto, mas logo dissipado pela direção do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES). 
 
A paralisação teve início às 6 horas, Por volta das 10h30 os ânimos ficaram acirrados por conta da chegada de três viaturas da Polícia Militar, como conta o presidente do Suport-ES, Ernani Pereira Pinto. Ele diz que o movimento transcorria normalmente, com a operação do porto parada quando chegaram as três viaturas, com o argumento de que era para manter a ordem.
 
O sindicalista, no entanto, discorda da alegação e acrescenta que os policiais devem ter sido acionados pela empresa Login/TVV, responsável pela operação do terminal para coagir os trabalhadores a deixarem o movimento. 
 
Os trabalhadores portuários querem o reconhecimento da data-base em 1 de março e o reajuste de benefícios. A empresa, no entanto, oferece a redução do adicional noturno como morda de troca para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A primeira proposta de aumento salarial ficou em 3%, não aceita pelos trabalhadores. Ernani diz, ainda, que a empresa tenta fazer a negociação com os trabalhadores ir para dissídio coletivo, mas o sindicato não sabe que pontos podem ir a dissídio. 
 
Apesar de não negociar com os trabalhadores e oferecer inicialmente 3% de reajuste, a empresa controladora do porto lucrou, no primeiro trimestre de 2013, R$ 23,1 milhões, contra R$ 2,4 milhões no mesmo período de 2012, ou seja, um crescimento de 860%.  A movimentação de carga geral no TVV cresceu 102,5%, enquanto a cargas projetadas devem ter crescimento de 105,2%.
   

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/