Terça, 16 Abril 2024

Vila Velha dará início ao processo de consulta pública para escolha de diretores de escolas

A prefeitura de Vila Velha vai dar início à consulta pública para a escolha de diretores escolares da rede municipal. O processo estava paralisado desde que o executivo municipal ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça do Estado (TJES) que foi acolhida, suspendendo a Lei 5836/2017.



A matéria foi aprovada na Câmara de Vereadores em  fevereiro deste ano. No entanto, foram feitas alterações em 50 dos 68 dispositivos do projeto enviado pela prefeitura. O juiz Robson Albanez, que analisou o pedido da prefeitura, considerou que houve invasão de competência do executivo na alteração destes dispositivos.



O procurador-geral do município, José Ribamar Bezerra alegou que foram feitas 36 supressivas e 14 modificativas ao projeto, o que alterou de modo substancial o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, caracterizando vício de iniciativa.



Com a suspensão da Lei, a prefeitura dará início aos trâmites para a consulta pública. No dia 5 de julho haverá uma discussão no Plenário do Conselho Municipal de Educação em virtude do pedido de revisão da Resolução nº 19/2013, que trata da eleição dos gestores escolares.



Em seguida, será dado início ao processo de consulta à comunidade escolar. O processo também prevê análise do desempenho profissional e avaliação de mérito dos candidatos.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/