Sábado, 04 Mai 2024

Candidato da OAB-ES à presidência nacional da Ordem é réu em processo

A seccional Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) decidiu apoiar a candidatura de Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que disputa na próxima quinta-feira (31) a eleição para presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com Alberto de Paulo Machado.

 
O único porém é que Furtado Coêlho é réu em processo de improbidade administrativa no Piauí, conforme notícia publicada pelo jornal Folha de S.Paulo (24/01) e outros sites  nos últimos dias. O candidato é acusado de ter recebido R$ 42,3 mil do município piauiense de Antonio Almeida (400 km de Teresina) para prestar serviços à prefeitura. O problema é que Coêlho nunca executou os tais serviços.
 
Furtado Coêlho admite que seu escritório firmou contrato com a prefeitura, mas afirma que prestou devidamente os serviços. Ele alega que a ação tem motivação política. 
 
Na ação, que corre desde 2009, o promotor, porém, acusa o advogado de ter prestado serviços particulares ao prefeito, e não à administração pública. "Assim resta claro e evidente que houve contratação simulada do escritório de advocacia", afirmou o promotor na ação civil. 
 
Indiferente às acusações, o presidente da Ordem capixaba, Homero Mafra, ratificou seu apoio ao Furtado Coêlho. Mafra, ao lado de presidentes de outras 15 seccionais, é signatário do manifesto de apoio à candidatura de Furtado Coêlho. 
 
Disputa acirrada
 
A eleição desta quinta-feira (31) da OAB é a primeira, após 15 anos, marcada por uma disputa acirrada entre dois candidatos. Nas últimas cinco eleições acordos garantiram candidato único. Nesta eleição, porém, os ataques entre os dois candidatos são intensos. 
 
Furtado Coelho (Piauí) e Alberto de Paula Machado (Paraná) disputam palmo a palmo os votos  dos 81 conselheiros, que representam os 26 estados e o Distrito Federal. A eleição não é direta.
 
O escolhido para presidir a instituição nos próximos três anos terá nas mãos um orçamento anual de cerca de R$ 30 milhões. Segundo a OAB, mais de 750 mil advogados são filiados à Ordem hoje. 
 
 
 
 

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 04 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/