Segunda, 29 Abril 2024

Filho de Bolsonaro alvo de busca e apreensão realizou negócios no Estado

Jair_Renan_redesociais Redes sociais
Redes sociais

Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conhecido como "04", alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal relacionada a um grupo suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, em atuação a partir de laranjas e empresas fantasmas, realizou negócios no Espírito Santo e foi objeto de investigação da Polícia Federal encerrada em agosto de 2022. Na época, a PF afirmou que não havia encontrado crimes na suposta atuação do filho do presidente em favor de empresários, investigação que incluía negócios realizados no Estado.

Nesta quinta-feira (24), a PF decidiu compartilhar com a Polícia Civil do Distrito Federal, que realiza as operações, as informações. Na época, reportagens de veículos de imprensa de circulação nacional, entre eles o jornal O Globo, revelaram que "um integrante da agência admitiu ter recebido a missão de levantar informações sobre o inquérito com o objetivo de "prevenir riscos à imagem" do [então] presidente da República".

A operação atual cumpriu dois mandados de busca contra Jair Renan, um em Balneário Camboriú (SC), onde ele mora atualmente, e outro em Brasília. A ação ocorre no momento em que Bolsonaro, a mulher, Michele, e vários assessores são investigados por supostos crimes de corrupção, venda ilegal de joias e golpe de estado, com ameaça de prisão.

Na investigação da PF iniciada em 2021, Jair Renan teria recebido um carro elétrico de representantes da empresa Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado, em troca de favores junto à gestão do pai. O filho "04" é atualmente auxiliar parlamentar pleno no escritório de apoio do senador Jorge Seif Júnior (PL-SC) em Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina. Ex-ministro da Pesca na gestão de Jair Bolsonaro, o senador é defensor do ex-presidente.

O site "De Olho nos ruralistas - Observatório do Agronegócio" revelou que o grupo capixaba, o mesmo que presenteou o "04" com um carro elétrico avaliado em R$ 90 mil, conforme informações divulgadas pelo jornal O Globo no início do ano passado, atua também no ramo de mineração, com 17 mineradoras.

"Em meio a uma investigação sobre suposto crime de tráfico de influência e lavagem de dinheiro, conseguiu no fim do ano passado [2021] mais 18 alvarás para pesquisar minérios nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) dos dias 29 e 30 de dezembro de 2021 e possuem validades que vão de dois a três anos".

Nesta quinta-feira, a ação policial prendeu Maciel Alves de Carvalho, acusado de ser o cabeça do esquema e instrutor de tiro de Jair Renan no clube em que é dono na capital federal. A suspeita é de que ele usava o clube de tiros como fachada para a compra e venda ilegal de armas. A polícia investiga a abertura de contas no nome dos envolvidos na operação e ainda apura qual seria o papel do "filho 04" de Bolsonaro no esquema.

Em abril de 2021, o então presidente Jair Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o empresário Wellington Leite, apontado como o que doou o carro elétrico avaliado em R$ 90 mil para um projeto parceiro da empresa de Jair Renan. A visita não apareceu na agenda oficial de Bolsonaro. O carro elétrico foi doado ainda pelo grupo WK, de propriedade de Leite.

Um mês após a doação, representantes da Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, uma das empresas do conglomerado, se encontraram com o então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Jair Renan participou da agenda, que foi marcada a pedido de um assessor especial da Presidência.

Jair Renan, apesar de ser o único dos filhos de Bolsonaro que não exerce função política, sempre esteve na mídia. Em 2021, ele e seu preparador físico, Allan Lucena, se tornaram alvos da PF, suspeitos de crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

As suspeitas sobre o 04 englobam a utilização da empresa de eventos dele, a Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, para promover articulações entre a Gramazini Granitos e Mármores Thomazini e Rogério Marinho. Na época, o advogado da família, Frederick Wassef, atualmente investigado no caso da venda das joias do acervo público, negou a acusação de tráfico de influência e disse que o jovem não possui nenhum automóvel, nem foi presenteado.

No entanto, segundo a reportagem de O Globo, desde setembro de 2019 o Grupo Thomazini recebe um benefício fiscal, concedido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), de 75% no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), válido até 2028. "Isso significa que, de 100% do imposto devido, apenas 25% é pago. Um levantamento no DOU mostra também que, só no ano passado, a empresa recebeu pelo menos 15 autorizações da Agência Nacional de Mineração (ANM) para prospectar novas áreas", diz matéria do site "De Olho no Ruralistas".

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários: 1

Eli em Quinta, 24 Agosto 2023 18:16

A familicia toda será presa.

A familicia toda será presa.
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/