Sexta, 03 Mai 2024

Justiça estadual inicia envio de documentos da Era Gratz para perícia

Justiça estadual inicia envio de documentos da Era Gratz para perícia

O juízo da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Estadual encaminhou, nesta quinta-feira (15), os primeiros documentos relacionados aos processos envolvendo o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Gratz, para a realização de perícia na Polícia Civil. Foram encaminhados os atos e cheques listados em duas ações de improbidade administrativa do chamado “Esquema das Associações” – que apura a suspeita de irregularidades no repasse de subvenções sociais.



De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), os documentos relacionados aos processos (nº 005.732-13.2008.8.08.0024 e 024.080.057.466) foram encaminhados ao Departamento de Criminalística da Polícia Civil, fruto de uma parceria do Judiciário e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), que deverá verificar a autenticidade de cheques e processos administrativos da Assembleia Legislativa.



Não foi informado o prazo para a conclusão das perícias que devem confirmar ou rechaçar a tese de defesa do ex-parlamentar – alegando que as assinaturas encontradas em atos e até mesmo no cartão de assinatura da Assembleia foram falsificadas. A realização desses primeiros exames grafotécnicos nos documentos deve marcar uma nova fase dentro dos processos relacionados à chamada Era Gratz.



Desde o início deste ano, quatro magistrados se posicionaram de forma distinta em relação à análise da autenticidade dos documentos, que chegaram a ficar desaparecidos – tanto que o sumiço motivou um pedido do ex-presidente da Assembleia para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).



Mesmo com a “recuperação” de parte da documentação da Assembleia, a força-tarefa montada para realizar as perícias não havia saído do papel. De acordo com estatísticas divulgadas pelo TJES, o ex-deputado José Carlos Gratz responde a 75 processos por supostas irregularidades durante o período em que presidiu o Legislativo estadual, entre 1997 e 2002.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/