Quarta, 15 Mai 2024

Manhã de votação tranquila nas eleições da OAB-ES

Manhã de votação tranquila nas eleições da OAB-ES

Mesmo com o clima de denúncias e troca de farpas entre os candidatos, o início da votação para a escolha do comando da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) não registrou maiores incidentes. Na manhã desta quinta-feira (29), os advogados Homero Junger Mafra, candidato à reeleição, e André Luiz Moreira, da chapa de oposição, cumprimentaram eleitores e buscaram o voto dos indecisos em frente à seção eleitoral da Capital. 



Neste pleito, a seção eleitoral foi localizada nos salões do Alice Vitória Hotel, o que reduziu as filas registradas nas últimas escolhas, quando a seção ficava na sede da OAB-ES no Edifício Ricamar – próximo ao atual local de votação. Muitos advogados optaram por ir às urnas logo no início da votação – aberta às 9 horas e que deve seguir até as 17 horas desta quinta. 



Os candidatos Homero Mafra e André Moreira também votaram pela manhã. Eles posaram para fotos e deixaram o local de votação, permanecendo nas imediações do hotel para cumprimentar os colegas e pedir os últimos votos. Mafra estava acompanhado por membros da chapa e pelo ex-presidente da Ordem Agessandro da Costa Pereira. Moreira também foi acompanhado por apoiadores, entre eles a ex-deputada estadual Brice Bragato, que concorre a uma vaga no Conselho Regional. 



Segundo o presidente da Comissão Eleitoral da Ordem, Antônio Franklin Cunha, o momento é muito importante para os advogados. “É a festa da nossa democracia. Espero que possamos realizar mais uma eleição sem problemas”, declarou, em nota publicada no site da entidade. Além da escolha do conselho seccional, os advogados capixabas também vão escolher os dirigentes de 16 subseções na Grande Vitória e no interior do Estado. 



De acordo com informações da OAB/ES, o processo de votação dura, em média, cinco minutos, desde a checagem do nome na lista dos advogados aptos a votar, até o registro na cédula e o depósito na urna manual. Ao todo, 20 urnas foram distribuídas em dois salões no hotel. A previsão é que o resultado seja conhecido até as 22 horas.  



O advogado que não puder comparecer ao seu domicílio eleitoral deverá, obrigatoriamente, justificar a ausência. Par isso, o profissional tem o prazo de 15 quinze dias, contados do dia da eleição. As justificativas poderão ser feitas pelo e-mail eleiçõ ou pessoalmente no setor de protocolo da seccional ou nas Subseções, ou ainda via Correios. Caso não envie a justificativa, sofrerá multa de 20% sobre o valor da anuidade.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 16 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/