Domingo, 28 Abril 2024

Prefeitura de São Mateus contratou empresa de lixo com inscrição estadual suspensa

Prefeitura de São Mateus contratou empresa de lixo com inscrição estadual suspensa

Além da falta de licença ambiental e o descumprimento das medidas de segurança aos trabalhadores, a empresa RT Empreendimentos e Serviços Ltda, responsável pelos serviços de limpeza pública em São Mateus (norte do Estado), está sendo alvo de uma nova polêmica. A empresa foi contratada pela administração de Amadeu Boroto (PSB), no início deste mês, mesmo com a inscrição estadual suspensa pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).



Segundo a Ordem de Serviço nº 14, publicada no Diário Oficial do último dia 25 de janeiro, a empresa sediada em São Gabriel da Palha, município vizinho na região noroeste, estava com a inscrição estadual suspensa quando foi contratada, sem licitação, pela prefeitura mateense (acordo no valor de R$ 2,06 milhões com vigência de 60 dias foi assinado no dia 4 de março deste ano).



Até o fechamento desta reportagem, a RT Empreendimentos era considerada como “não habilitada” em consulta ao Sintegra – cadastro dos contribuintes, mantido pela Sefaz. Consta no cadastro (veja imagem ao lado) que a situação da empresa não foi modificada desde a publicação da suspensão, assinada pelo subsecretário estadual da Receita, Gustavo Assis Guerra.



Entre os efeitos da medida está a classificação como “prova inidônea” de qualquer contribuinte emitido pela empresa no período em que estiver com a inscrição estadual suspensa. Desta forma, a Prefeitura de São Mateus corre o risco de também ser implicada caso efetue pagamento a RT Empreendimentos durante o período de suspensão. A reativação da inscrição, de acordo com o subsecretário, poderá ser feita apenas depois da apresentação da documentação pendente à Sefaz.



A contratação sem a exigência de comprovação da situação legal da inscrição estadual é apenas mais um da série de erros apontados na administração do empresário Amadeu Boroto. Antes disso, o acordo foi alvo de representação no Ministério Público Estadual (MPES) pela suposta falta de licença ambiental da  empresa para a realização das atividades de coleta, transporte, destinação do lixo doméstico, além de resíduos de saúde.



Nos primeiros dias da execução dos serviços, a reportagem constatou a precariedade na condição de equipamentos e trabalhadores. Imagens flagraram o descumprimento das normas trabalhistas e de higiene pública com garis atuando sem uniforme, sem equipamentos de segurança e até usando chinelos de dedo no recolhimento de lixo.



Em nota publicada no site da Prefeitura de São Mateus, a administração reconheceu as falhas nos serviços e pediu a “compreensão dos moradores neste momento de transição”. O texto afirma que a RT Empreendimentos foi contratada emergencialmente por ter apresentado a proposta de menor preço. A administração indica que o processo licitatório já havia sido iniciado, mas o processo sofreu um atraso após o recurso de uma das empresas participantes.

Veja mais notícias sobre Justiça.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/