Domingo, 05 Mai 2024

Anos depois, começa processo de elaboração do plano de manejo da APA Lagoa Grande

Anos depois, começa processo de elaboração do plano de manejo da APA Lagoa Grande
Anos depois de sua criação, a Área de Proteção Ambiental (Apa) Lagoa Grande, localizada em Vila Velha, finalmente terá a elaboração de seu plano de manejo. O documento visa conciliar as diferentes atividades que são desenvolvidas no território de uma Apa, para que o uso da área seja sustentável e contribua para a sua preservação.
 
A primeira reunião para a elaboração do documento foi realizada no último dia 11, quando a empresa Visão Ambiental, responsável pelos estudos, detalhou aos moradores locais a metodologia que será utilizada durante a formulação do plano. O secretário municipal de Meio Ambiente de Vila Velha, Jader Mutzig, explicou que a empresa está sendo paga pelos serviços conforme o cumprimento dos mesmos. Por enquanto, pouco mais de R$ 20 mil foram pagos à Visão. Esse valor corresponde, segundo ele, a 20% do valor total estabelecido em licitação para a elaboração do plano, que é de quase R$ 102 mil.
 
A etapa de elaboração que está sendo desenvolvida é a das oficinas com a comunidade, que tem o objetivo de informar a população sobre o trabalho. O secretário expressou que o debate sobre essa metodologia seria retomado na reunião que aconteceria na última quinta-feira (24), mas que foi cancelada por conta das fortes chuvas registradas no dia. Jader Mutzig informou que a nova data para será definida até a próxima semana e que o plano abordará toda a região que é contemplada pela APA – o que inclui bairros como Ponta da Fruta e Interlagos –, e não somente a região ao entorno da Lagoa Grande.
 
O conselho da APA Lagoa Grande será formado pelo segmento ambientalista, associações de moradores, setor produtivo e instituições de pesquisa. Maria do Carmo Neves Novaes, indicada pelos segmento ambientalista, considera que pontos como a localização das reuniões, que acontecem na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Professora Nair Dias Barbosa, um local de difícil acesso para quem precisa de transporte público; o horário – noturno e em dias úteis –; e a divulgação são fatores que ainda podem melhorar para que a população tenha representação efetiva nas reuniões do plano de manejo.
 
A elaboração do plano é passo fundamental para que a população de Vila Velha, sobretudo de Ponta da Fruta, possa ter informações e assumir um posicionamento definitivo sobre a construção do superporto no balneário, como detalha Maria do Carmo. O zoneamento, que é feito no plano de manejo, define as áreas que podem receber ou não determinados impactos ambientais como os previstos pelo empreendimento. Os moradores de Ponta da Fruta e bairros vizinhos são contra a instalação do superporto na área, de relevante importância ambiental.
 
As ameaças à APA Lagoa Grande tem sido alertadas por entidades da sociedade civil há meses. A área está degradada e há registro de ocupação irregular no entorno da lagoa.
 
No ano passado, a Promotoria de Justiça Cível de Vila Velha propôs ação civil pública  por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município Neucimar Fraga (PV). De acordo com o órgão, Neucimar encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a finalidade de dar celeridade às regularizações dos imóveis construídos irregularmente na cidade. Porém, embora sem qualquer relação, a matéria revogou a Lei Municipal nº 5.019/2010, que instituiu APA da Lagoa Grande. E logo após a aprovação do projeto, foi licenciado, com a permissão do município, um grande empreendimento nos limites da APA, o Loteamento Jardins Veneza.
 
O atual prefeito, Rodney Miranda (DEM), ensaiou a revogação da lei de Neucimar que acabou com criação da APA, assinando uma mensagem de lei que protocolou na Câmara de Vereadores para ser votado, mas tirou a matéria de pauta em seguida e, até hoje, as entidades ambientalistas não sabem da finalização do processo.
 

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 05 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/