Sexta, 26 Abril 2024

Idaf: laudo deve apontar causas do incêndio em Jacarenema

Um laudo técnico sobre o incêndio que ocorreu no último sábado (5) na Reserva Ecológica de Jacarenema, em Vila Velha, será feito pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), junto com a prefeitura do município. Assim, o instituto espera constatar as causas do surgimento do fogo, bem como o tamanho do estrago provocado. O incêndio destruiu uma área de mais de 10 hectares (equivalente ao mesmo número de campos de futebol, em medidas oficiais).

 
Na manhã desta sexta-feira (11) – apenas cinco dias após o incêndio –, uma equipe do Idaf foi ao local para fazer a verificação. Após isso, os técnicos foram à prefeitura de Vila Velha no intuito de se reunir com os representantes da Secretaria de Meio Ambiente, para já começar a formação do laudo. Porém, não encontraram ninguém no local.
 
Segundo o técnico responsável por esta parte no instituto, a primeira impressão da equipe é que não foi queimada a “vegetação exuberante” do local – as maiores árvores, por exemplo. Porém, o Idaf afirma que ainda não é possível saber exatamente qual era o tamanho das árvores. A única possibilidade para tanto é se basear na vegetação próxima.
 
No entanto, Mac Scárdua, do Conselho Gestor da Reserva, que acompanhou de perto o incêndio e inclusive ajudou a controlá-lo, contesta a impressão dos técnicos. Ele afirma que árvores de até 5 metros de altura foram completamente destruídas pelo fogo.
 
Como ainda não é possível saber as causas do fogo, o incêndio é considerado uma “queimada clandestina” pelo Idaf. Além disso, o local é de domínio do poder público. Em princípio, ninguém deverá ser punido pelo ocorrido, já que não há beneficiados diretos pelo local – ao contrário do que acontece quando é propriedade particular. Da mesma forma, diz o Idaf, não faria sentido embargar o local.
 
O incêndio começou por volta de 15h30 do sábado (5), e foi contido graças ao voluntarismo de moradores e membros do Conselho Gestor, como Scárdua, e por quatro bombeiros que foram enviados ao local. A falta de estrutura do Corpo de Bombeiros, no entanto, prejudicou a contenção do fogo: o único caminhão-pipa de Vila Velha encontra-se quebrado na sede da instituição.
 
Durante a semana, foi possível constatar novos focos de incêndio no local, que acabaram não se espalhando.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/