Quinta, 02 Mai 2024

Iema autoriza poda de restinga em praias do litoral sul capixaba

Iema autoriza poda de restinga em praias do litoral sul capixaba

Foi publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira (20), instrução normativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) com regras e procedimentos para o manejo da restinga nas praias de Itaparica e Praia da Costa, em Vila Velha; Maria Neném, em Piúma; e Santa Mônica, em Guarapari. A poda está autorizada caso a vegetação de restinga esteja servindo como abrigo para moradores de rua, uso e tráfico de drogas. A administração municipal, porém, precusa respeitar as normas estabelecidas no documento.



Pablo Merlo, gerente de Recursos Naturais do Iema, informa que sem a regulamentação os municípios ficavam impedidos de fazer qualquer intervenção na área de restinga, e o objetivo da instrução é atender um grande número de solicitações que chegam ao Instituto. Pablo ainda destaca que, se as recomendações do Iema forem seguidas, não haverá danos ao meio ambiente, já que todos os procedimentos de como deve ser feita a poda ou substituição de espécies, estão didaticamente explicados.



A restinga é enquadrada no Código Florestal como Área de Preservação Permanente. Essa formação vegetal fica localizada paralelamente à região costeira de praias, cordões arenosos e nos estuários dos rios e tem a função de fixador dos sedimentos e estabilizador de dunas e mangues.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/